A equipe do Hospital Bom Pastor recebeu “Educação Continuada” sobre o botulismo, na segunda (14) e na terça-feira (15) dessa semana, após alerta do Governo Estadual.
O Estado passou material do alerta do Botulismo Iatrogênico.
A enfermeira Aline, por meio de uma ação do Núcleo de Epidemiologia, repassou as orientações para todos os enfermeiros em educação continuada.
“A educação continuada no ambiente hospitalar é fundamental para garantir a qualidade e a segurança no cuidado ao paciente, pois permite que os profissionais da saúde se atualizem constantemente diante das inovações científicas, tecnológicas e das mudanças nos protocolos de atendimento. Além disso, promove o desenvolvimento de competências, estimula o trabalho em equipe e fortalece a humanização no cuidado. Investir em educação continuada é investir em excelência e em uma assistência mais eficaz e segura”, explica a coordenadora de Enfermagem do Hospital Bom Pastor, Gilmara Paiva.
Botulismo Iatrogênico
O botulismo iatrogênico é uma forma rara de botulismo que ocorre como um evento adverso após a aplicação terapêutica ou cosmética da toxina botulínica, sendo geralmente causada por doses elevadas, aplicação inadequada ou produtos falsificados. O termo "iatrogênico" refere-se a uma doença causada por um exame ou tratamento médico.