Servidores da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio - CIPA-DO - das Secretarias Municipais de Educação – SEDUC - e de Saúde – SEMUS - e também da Fundação Hospitalar do Município de Varginha – FHOMUV - participaram de Treinamento e Valorização dos Servidores, no dia 9.
O tema abordado foi "Assédio Moral e Sexual no Contexto dos Riscos Psicossociais", preconizados pela NR-1 – Disposições gerais e gerenciamento dos riscos ocupacionais para capacitar os integrantes da CIPA para atuar de forma eficaz em casos complexos de assédio.
O engenheiro de Segurança e professor Jorge Francisco Rodrigues ressaltou dois pré-requisitos fundamentais:
* Criação de um canal de denúncia anônimo - essencial para que as vítimas se sintam seguras ao relatar incidentes.
* Formação de uma comissão de ética - responsável por investigar, analisar e tomar as medidas necessárias diante das denúncias de assédio moral e sexual.
De acordo com o supervisor do Serviço de Treinamento e Valorização - STV, Celso Avila Prado, a iniciativa visa garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo para todos os servidores, combatendo ativamente o assédio e promovendo a ética nas relações profissionais, o que será providenciado junto à administração. Ele também apresentou sobre a missão, visão e valores do STV/DRHU.
Estiveram presentes o diretor de Recursos Humanos, Lucas de Souza que fez a abertura, enalteceu a iniciativa de capacitar os servidores e externou o desejo do prefeito Leonardo Ciacci em empoderar os treinamentos para a melhoria contínua e valorização dos servidores.
O tema do assédio será aplicado para todos os servidores municipais e chefias.