Várias ações marcam o Novembro Azul na rede municipal de Saúde de Varginha. A abertura oficial do mês mundial de combate ao câncer de próstata ocorreu no último dia 3, no Hospital Bom Pastor, em uma realização da Fundação Hospitalar do Município de Varginha – Fhomuv.
O prefeito Vérdi Melo foi homenageado pela política pública da Saúde. Ele recebeu e também entregou flores para algumas servidoras. O presidente da Fhomuv Edson Menegueli, mais conhecido por Alemão do Café também recebeu homenagem.
Ao final, houve o encerramento do Outubro Rosa – mês de combate ao câncer de mama. Foram convidadas para ocupar lugar de destaque as servidoras Lucilene Sebastiana Venâncio e Silvia Letícia Monteiro Savanhani Rangel para assistirem ao momento conduzido pela psicóloga Silvana Aparecida Petrin Retori.
Entre as atividades que vão marcar o Novembro Azul estão a iluminação do Hospital Bom Pastor na cor azul, uma extensa bandeira azul na fachada, palestras e oficina de talentos. As unidades básicas de saúde também vão desenvolver ações específicas.
O prefeito Vérdi Melo faz o alerta para todos os homens sobre a importância do cuidado integral com a saúde, principalmente quanto à prevenção.
O médico radioterapeuta João Herivelton Campos Silva, esclarece que não há o que os homens temerem quanto ao exame na próstata e todo diagnóstico no início da doença possibilita maior possibilidade de cura. A indicação do exame é para homens acima de 45 anos com fatores de risco como histórico familiar, obesidade e raça (homens negros tem maior incidência, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia) e com mais de 50 anos sem esses fatores.
No início, o câncer de próstata não apresenta sintomas, mas quando eles começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.