A campanha vai até 21 de maio de 2010
Começa nesta terça-feira, 09 de março de 2010, a campanha de vacinação para prevenir a Influenza A H1N1 em Varginha.
A campanha acontecerá em cinco etapas, no período de 9 de março a 21 de maio. Serão imunizados os grupos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde, que incluem inicialmente os trabalhadores da linha de frente, da rede de saúde ENVOLVIDOS DIRETAMENTE NO ATENDIMENTO DOS PACIENTES COM A NOVA GRIPE.
A primeira etapa de vacinação, conforme o calendário Nacional, vai iniciar em Varginha, no período de 09 a 19 de março. Para esta primeira etapa o município recebeu da Gerência Regional de Saúde 1.200 doses que serão disponibilizadas para todas as Unidades de Saúde.
Nesta etapa irão receber as doses de vacinas: profissionais que trabalham nas Unidades de Saúde, Hospitais, Programa Saúde da Família – PSF e alguns órgãos privados como consultórios médicos com demanda para atendimento de casos suspeitos de Influenza A H1N1.
“É preciso destacar que o objetivo dessa campanha não é impedir a circulação do vírus, já que ele circula em 209 países desde o ano passado. A intenção é evitar que as pessoas adoeçam, bem como a ocorrência de óbitos”, como informou a coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tânia Brant.
A SES também destaca que a vacina não anula as medidas de prevenção que são: higienizar frequentemente as mãos e sempre após tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; evitar tocar superfícies com luvas ou outro EPI contaminados ou com mãos contaminadas; não circular dentro do hospital usando os EPI – remover imediatamente após saída do quarto ou isolamento; restringir a atuação de profissionais de saúde com doença respiratória aguda na assistência ao paciente.
A adoção de medidas de prevenção tem como finalidade minimizar a atual situação da Influenza A H1N1 evitando suas complicações e solicitar a todos que sejam mantidas todas as ações e estratégias de prevenção realizadas até o momento, principalmente para aqueles que não irão receber a vacina.