Apresentação da Orquestra de Câmara Opus será no dia 20, no Capitólio
Os ingressos para o concerto de gala da Orquestra de Câmara Opus de Belo Horizonte já podem ser trocados em três locais. Além dos pontos de troca tradicionais (teatro e estação ferroviária), foi montado outro na Pré-Festa (Galeria da Fonte - Praça José de Rezende Paiva, 100, loja 16, centro). Para cada ingresso, é preciso levar um quilo de alimento não-perecível, que será doado a entidades beneficentes de Varginha.
O concerto será dia 20 de abril, uma sexta-feira, às 20h, no Theatro Municipal Capitólio. A apresentação é realizada pela Prefeitura de Varginha através da Fundação Cultural do Município, com produção do Departamento de Eventos Artísticos e apoio da EPTV Sul de Minas. É a segunda vez que a orquestra se apresenta em Varginha. A primeira vez foi no dia 9 de outubro de 2010, na Concha Acústica Mariângela Calil, pelas festividades do aniversário da cidade. Desta vez, o concerto é realizado dentro da programação pelas comemorações do primeiro ano de reativação do teatro Capitólio.
Telefones de contato da Pré-Festa para mais informações sobre os ingressos: (35) 8854-5603 (Oi), 8475-5884, 9989-6131 e 8811-8156. Telefone do Theatro Municipal Capitólio: 3690-2721; Fundação Cultural do Município: 3690-2700.
A orquestra de Câmara Opus foi formada em outubro de 2006 com o objetivo de difundir a música orquestral, erudita e popular. Atualmente é formada por 23 músicos entre cordas e sopros.
O grande diferencial dessa orquestra é o repertório voltado para a música brasileira. Compositores eruditos como Villa-Lobos e Camargo Guarnieri são apresentados ao lado de arranjos exclusivos de música popular brasileira de compositores como Luiz Gonzaga e Tom Jobim.
Em pouco mais de 5 anos de existência a Orquestra de Câmara OPUS se apresentou em mais de 60 cidades de 6 estados brasileiros desenvolvendo o projeto “Orquestrando Brasil”, que conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e com o patrocínio da TRACBEL S.A., VOLVO DO BRASIL e CEMIG. Com este projeto a orquestra quer mostrar aos brasileiros a riqueza da nossa música e estreitar a distância ainda existente entre o público e eventos culturais como o concerto de uma orquestra.