As obras de construção da nova sede da Escola Municipal Antônio de Pádua Amâncio, localizada no bairro de Fátima, serão iniciadas nos próximos dias pela construtora Arta. A previsão é que o espaço para abrigar cerca de 500 alunos da instituição fique pronto dentro de 14 meses. Os investimentos são de R$ 2,8 milhões em recursos do governo federal e do município.
O avanço no projeto só foi possível depois que a Prefeitura de Varginha conseguiu a reintegração de posse do terreno. Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Prado, um morador havia ocupado o espaço, de propriedade do município, impedindo o início das obras. “Tivemos que obter na Justiça um mandado de reintegração de posse para removê-lo e continuar o trabalho iniciado há alguns anos”, afirma.
De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Heliana Vinhas Ferreira, a escola funciona provisoriamente em outro local (rua Dona Francisca, 19 – Jardim Orlândia), que oferece algumas limitações. A mudança para o novo espaço tem o objetivo de oferecer aos alunos uma estrutura que possibilitará a oferta de educação de boa qualidade.
Além das salas de aula e de professores, a nova escola terá biblioteca, refeitório, espaço de convivência, área adaptada para a educação infantil e laboratório de informática. “Com a nova sede os alunos terão muito mais conforto e condições plenas de desenvolvimento”, observa a secretária.