Drogarias, farmácias de manipulação, laboratórios, clínicas e hospitais terão que se adequar
A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Varginha, estabelece o prazo para que os proprietários de farmácias de manipulação, drogarias, laboratórios, clínicas e hospitais se adequem quanto ao gerenciamento de resíduos. A data estipulada pela vigilância municipal é 1º de junho de 2012.
De acordo com a Lei n°12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Resolução n°306/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, é responsabilidade dos estabelecimentos de saúde o correto gerenciamento dos resíduos gerados em seu estabelecimento, o que abrange também a disposição final adequada dos mesmos.
Segundo regras da Anvisa, a disposição inadequada desses resíduos ambientais coloca em risco e compromete os recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas. “Estes resíduos representam um risco potencial para a saúde ocupacional e para o meio ambiente”, informou o chefe do setor de Vigilância Sanitária, Wagner Sanches.