Acompanhado de jovens integrantes das escolas municipais de atletismo e de futebol, prefeito recebe atleta varginhense Jonathan Henrique Silva
O atleta varginhense Jonathan Henrique Silva, classificado para as Olimpíadas de Londres 2012, recebeu homenagem do prefeito de Varginha Eduardo Carvalho Corujinha nesta quarta-feira (25), na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). O jovem revelado em projetos esportivos do município foi surpreendido ao receber uma placa comemorativa pelas conquista alcançada.
“É orgulho para nossa cidade ter o Jonathan como primeiro atleta olímpico varginhense e, nos orgulhamos mais, por ser revelação da Semel. Com certeza, ele será exemplo de atleta e cidadão para as cerca de 10 mil crianças e jovens que participam de nossas escolas esportivas” destaca Corujinha.
Durante a homenagem, Silva se reuniu com os alunos que integram as escolas de atletismo e de futebol da Prefeitura de Varginha. “Ter participado dos projetos da Semel foi a base de tudo, e mais, incentivo para a busca de novos horizontes” afirmou o atleta olímpico. Jonathan Henrique Silva acrescentou “força de vontade, incentivo, mais treinamento sério e disciplina podem transformar e levar muitos desses jovens atletas às Olimpíadas”.
O secretário municipal de Esporte e Lazer Jaime Roberto Alves Macedo, o técnico de futebol da Semel Wendel de Oliveira, a atual técnica de atletismo Lidiene Azarias e, o ex-técnico de atletismo Clóvis Milleu estiveram presentes na homenagem. Na secretaria municipal de Esporte e Lazer, Oliveira foi o primeiro professor do jovem atleta, já Milleu descobriu e revelou o talento de Silva para o atletismo.
Histórico – O atleta Jonathan Henrique Silva, de 20 anos de idade, escreveu seu nome na história de Varginha ao ser o primeiro varginhense a conquistar vaga nos Jogos Olímpicos, em competição individual. A data 31 de março de 2012 registrou o fato histórico: a conquista da marca de 17,39 metros no salto triplo no Torneio da Federação Paulista disputado em São Paulo.
O índice conquistado, garantiu a Silva a participação nas Olimpíadas de Londres 2012. A jovem revelação do projeto de formação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que hoje compete pela Orcampi/Unimed impressionou os participantes e treinadores presentes na competição paulista. O atleta atingiu 19 centímetros acima do exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo para as Olimpíadas e, conquistou o segundo melhor salto do ano em estádios abertos em todo o mundo e o terceiro melhor resultado da história na América do Sul.
Dos gramados para as pistas – O atleta olímpico varginhense iniciou a carreira esportiva na escola infantil de futebol da Semel em 2004. Depois de uma breve passagem pelos campos, foi incentivado a migrar para o atletismo.
Para participar dos projetos esportivos da Prefeitura Municipal de Varginha, o atleta tinha que frequentar a escola, e Silva estudou na Escola Municipal São José.
Aos 14 anos de idade, o atleta começou os treinos no Estádio Municipal de Varginha e ganhou destaque nas competições regionais e estaduais, como nos Jogos Infantis (Jojuninho), Jogos da Juventude (Joju), Campeonato Mineiro e Jogos do Interior de Minas (Jimi).
Com bons resultados, Silva chamou a atenção de treinadores e clubes. Em 2009, recebeu o convite para se transferir para São Paulo, onde atualmente reside. A família do atleta mora em Varginha.
Na capital paulista, o atleta olímpico foi medalhista em importantes competições nacionais e internacionais, entre elas o Sul-Americano e o Brasileiro de Atletismo.