A Prefeitura de Varginha informa que 319 pessoas foram vacinadas na tarde de sábado no Vacimóvel que ficou à disposição da população das12h às 17h, no shopping para imunização contra a Influenza e a Febre Amarela.
Até o dia 26 deste mês, Varginha aplicou mais de 28.000 doses contra a Influenza, 2.201 contra a Febre Amarela e 1.579 doses contra a Dengue.
De acordo com a enfermeira Luana Teixeira, coordenadora da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, o comparecimento das pessoas foi considerado ótimo. “Estamos empenhados em aumentar a cobertura vacinal em Varginha”, garante Luana.
Prova disso, é que a equipe está indo em diversos locais. Recentemente foi até o Presídio onde foram vacinados 240 internos e 18 funcionários. “Desde abril, nossas equipes também vão nas escolas vacinar os alunos que apresentam o termo de autorização e também os servidores”, revela Luana.
Nessa semana, inclusive, equipes irão no Centro Municipal de Educação Infantil – CEMEI – Professora Alice Paiva Silva Gomes, no Bairro Jardim Estrela, na quarta-feira, 28, e na Escola Municipal São José, no Bairro São Geraldo, dias 29 e 30, para imunizar os alunos.
“Vale ressaltar que a vacina contra a gripe está disponível a todos e é muito importante se cuidar”, destaca o prefeito.
Dengue
Os números da Dengue em Varginha são bem diferentes nesse ano em relação a 2024. No ano passado, mais de 31 mil casos haviam sido confirmados, enquanto nesse ano até esse mês foram pouco mais de 200.
O prefeito Leonardo Ciacci afirma que abriu várias frentes de trabalho para aumentar a cobertura vacinal e diminuir casos de doenças como a gripe, a febre amarela que teve vários casos na região e a dengue. “O trabalho não pára e nossas equipes estão indo de casa em casa contra a dengue e outras doenças transmitidas pelos mosquitos, realizam fumacê, utilizam drones para verificar imóveis com potencial risco para a saúde pública e fazem o Mutirões de Limpeza que nesta semana ocorre nos Bairros Sagrado I e Sete de Outubro”, diz o prefeito.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra que as pessoas não podem “baixar a guarda”. A maior parte dos focos de mosquitos estão dentro de casa, por isso, todos devem eliminar depósitos de água parada.