Monitoramento nas matas
Vacinação de casa em casa na zona rural
Realização do Dia D de Vacinação
Essas são algumas das ações da Prefeitura que mobiliza 3 Setores: Zoonoses, Vigilância Ambiental e Epidemiologia
Ações de monitoramento nas Áreas de Preservação Permanente (APPs), nas áreas de mata fechada em bairros e nos parques vão ocorrer nesta quinta (8) e sexta-feira (9), em Varginha.
O trabalho será realizado pelo Setor de Zoonoses com apoio do Setor de Vigilância Ambiental da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS - para identificar e controlar focos do mosquito transmissor de febre amarela e identificar também as condições dos macacos que possam estar nessas regiões.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável com elevada letalidade.
Vale ressaltar que os macacos não transmitem a febre amarela. Eles são importantes, pois servem de indicadores de alerta onde o vírus está circulando. Macacos mortos são analisados em exames específicos para detectar se a causa morte foi Febre Amarela, o que aciona o alerta de cuidado com as pessoas.
Em caso da identificação de macacos mortos, o Setor de Zoonoses vai tomar as medidas de bloqueio e controle da doença no local.
A pessoa que encontrar macaco morto deve acionar imediatamente a Zoonoses pelo telefone (35) 3223-7970 ou enviar e-mail para zoonozes.semus@varginha.mg.gov.br.
Outra importante ação da Prefeitura de Varginha é a visita de porta em porta na zona rural do Município. O Setor de Epidemiologia, está realizando uma ação de intensificação vacinal contra Febre Amarela na Zona Rural. Esta iniciativa visa garantir a proteção da população rural contra a doença, por meio de uma varredura abrangente que inclui visitas casa a casa. Durante essas visitas, é verificada a situação vacinal de indivíduos a partir dos 9 meses de idade, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, e será oferecida a vacina aos não vacinados.
A ação busca não apenas imunizar os residentes da área rural mas também contribuir para a redução dos casos de Febre Amarela na região.
Lembrando que a vacina contra a Febre Amarela está disponível nas salas de vacinação das unidades básica de saúde. Varginha realizou o Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela em abril, no dia 26, quando foi usado pela primeira vez o Vacimóvel que ficou à disposição da população no Calçadão da Wenceslau Braz.
Vale ressaltar que é de suma importância a população estar vacinada, pois a Febre Amarela é uma doença grave e que pode levar à morte.
A Prefeitura reforça que conta com a colaboração de todos para manter a cidade livre da febre amarela.