24 NOV 2021
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Secretário Municipal de Meio Ambiente de Varginha conhece o sistema de coleta de lixo de Paulínia
          O secretário de Meio Ambiente de Varginha, Joadylson Barra Ferreira, conheceu o sistema de coleta de lixo da cidade de Paulínia (SP) considerada modelo nesta prestação de serviço. No município paulista, o sistema de coleta de lixo subterrâneo funciona 24h, acabando com o descarte irregular nas regiões instaladas.
          As lixeiras tem um designer moderno e são apenas a porta de entrada para o depósito do lixo que cai em um compartimento maior no nível abaixo da calçada.  Com sensores de volume dentro das lixeiras, a empresa consegue provisionar a rota do caminhão conforme a demanda necessária evitando o transbordo e também gastos desnecessários em pontos vazios.
        O sistema hidráulico automatizado do caminhão ergue a lixeira e deposita o lixo diretamente no container do veículo, não havendo o manuseio do lixo. A lixeira é devolvida automaticamente no subsolo. Um compactador dá agilidade na coleta dos resíduos que tem como destinação o aterro ou cooperativa de tratamento.
      Todo o sistema foi apresentado pelo secretário de Obras de Paulínia, Wladimir Steffani. Os serviços são terceirizados. “Tivemos a oportunidade de conhecer as 57 lixeiras subterrâneas operadas todas por um caminhão especial com comando eletrônico dentro da cabine do caminhão. Além disso, existem 1000 containers com capacidade de 1000 litros colocados estrategicamente nos 120 bairros da cidade; todos operados mecanicamente sem que o coletor  coloque a mão no lixo”, conta Joadylson que agradeceu a receptividade e convidou os responsáveis pela coleta de lixo de Paulínia para uma visita a Varginha. “O objetivo é estudarmos, sem compromisso, a possibilidade da implantação de lixeiras subterrâneas, pois ficamos encantados com a limpeza da cidade paulista, o que mostra que eles estão no caminho certo e com certeza temos muito que aprender e tentar modernizar também a nossa cidade com a coleta de lixo”, finalizou o secretário Joadylson.

“Este é o caminho. modernizar o  sistema de coleta de lixo na nossa cidade, e para isso estamos em constantes investimentos e na busca de  novas alternativas, disse o prefeito Vérdi Melo.