23 FEV 2010
Ministro da Cultura lança projeto "Cidades Culturais" em Varginha
Ministro da Cultura lança projeto "Cidades Culturais" em Varginha

Juca Ferreira falou sobre descentralização da cultura nacional e das melhorias do setor no país

Pela primeira vez na história da cidade, Varginha recebeu a visita de um Ministro da Cultura. Na manhã desta terça-feira, o Ministro João Luiz Silva Ferreira, carinhosamente chamado de Juca Ferreira, esteve na cidade para fazer o lançamento oficial do projeto “Cidades Culturais – Identidades Brasileiras” que foi lançado, pela primeira vez no país, em Varginha.

O Ministro foi recebido, já no aeroporto, pelo prefeito Eduardo “Corujinha”, a primeira-dama Karina Baroni Carvalho, a Superintendente da Fundação Cultural, Paula Andrea Direne Ribeiro, além de vários secretários municipais e autoridades da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí (AMBASP) e também da Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI).

Durante evento, que aconteceu no Clube Campestre em Varginha, o Ministro falou sobre os investimentos do governo federal na cultura e dos avanços no ministério. “Segundo a ONU, todo governo deve investir no mínimo 1% de sua arrecadação em cultura. Isso nunca foi feito no país até este governo, que aumentou de 500 milhões para mais de 2 bilhões de reais os recursos destinados as mais diversas manifestações culturais. Cheguei a ouvir em seminários que o país não precisava investir em muitos municípios porque o polo cultural do Brasil estava no eixo Rio, São Paulo. É um tipo de pensamento vergonhoso e o governo Lula vem provar a descentralização dos recursos com ações deste tipo, como a de hoje, que privilegia os municípios e a riqueza cultural de todo nosso povo”, disse Juca Ferreira.

O Ministro falou ainda da intenção do governo de implantar bibliotecas em todas as cidades brasileiras e da mudança da visão de crescimento. “Muitos tem o pensamento equivocado de acreditar que o crescimento de uma nação faz-se apenas de obras, empresas e estrutura física. O crescimento passa fundamentalmente pela cultura e educação, que são alicerces fundamentais da legítima democracia” acrescentou o Ministro.

Após o discurso de Juca Ferreira, várias foram as falas de apoio a implantação do projeto, não só na cidade como na região. Falaram o presidente da ABM Luiz Alberto Muniz; o Secretário Geral e Diretor Executivo da ABM, José Carlos Rassier; o reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, Stefano Gazzola e o presidente da AMBASP, Argemiro Rodrigues Galvão.

Após os discursos, ministro e presentes, assistiram uma apresentação do músico Raimundo Andrade que cantou a beleza da cultura mineira contanto com a participação muito especial do grupo musical, mantido pelo Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), Batukalata.

Encerrada a manhã de pronunciamentos, Juca Ferreira e autoridades da região, almoçaram o Clube e logo após, ministro e assessores seguiram para Brasília.

Durante toda a tarde, os inscritos no 1º Seminário Nacional de Gestão Pública 2010, continuaram os trabalhos de debates, palestras e oficinas do projeto “Cidades Culturais – Identidades Brasileiras”.