Gestores Municipais da Secretaria de Educação de Varginha participam do
Seminário Estadual do PROINFÂNCIA em BH
Nos dias 29 e 30 de abril, a Chefe do Setor Pedagógico da SEMEC, Erika Trombini e a Coordenadora Educacional de Educação Infantil Márcia Alves, participaram do Seminário Estadual do PROINFÂNCIA em BH , onde estiveram reunidos representantes de 175 municípios de Minas Gerais.
O Proinfância (Programa de Construção e Reforma de Creches) foi criado pelo Governo Federal para fortalecer a política de Educação Infantil nos municípios e apoiar a sua expansão.
Além de definir três tipos de projetos arquitetônicos para a construção de creches, o MEC orienta sobre a aquisição do mobiliário e dos equipamentos, que devem ser certificados, para atender às particularidades da educação infantil. O município de Varginha foi contemplado com duas unidades do Programa, pleiteados através do convênio com o Governo Federal através do PAR (Plano de Ações Articuladas) e que já estão em fase de construção.
O Seminário foi aberto pelo Diretor de Concepções e Orientações Curriculares da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Carlos Artexes Simões e pela Coordenadora Geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica, Rita Coelho. Carlos Artexes Simões , salientou a importância da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica. Rita Coelho, ratificou que a Educação Infantil é uma etapa da Educação Básica, não um curso livre e tem que ter objetivos educacionais, portanto, necessita de planejamento. Nesse contexto, os professores devem saber que vivências precisam proporcionar à criança, em cada etapa da vida, para o seu pleno desenvolvimento e que a Educação Infantil vai dos primeiros dias de vida aos cinco anos e 11 meses.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Varginha já está recebendo assessoria pedagógica do Ministério da Educação, realizada pela consultora Fátima Salles, professora da UFMG. Nessa assessoria e´ feita uma análise situacional, acompanhamento e reconstrução das Diretrizes Municipais da Educação Infantil. A SEMEC já implementou momentos de reflexão com a equipe gestora das unidades infantis quanto ao Projeto Político Pedagógico de cada unidade, sua necessidade e função.
A Chefe do Setor Pedagógico da SEMEC, Erika Trombini, relata que o ponto primordial desse encontro foi a discussão acerca dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil e que a proposta pedagógica é o coração desse processo e por isso deve-se levar em conta uma série de pontos, entre eles a estrutura e a organização da escola de educação infantil, as rotinas e as atividades do cotidiano do aluno, a organização dos espaços de alimentação, repouso, lazer, banho. Portanto, o tempo e todos espaços na Educação Infantil devem ser educativos, para que a dualidade “educar e cuidar” sejam práticas educativas que respeitem os direitos fundamentais das crianças e potencialize-as em seu integral desenvolvimento.
A relação de parceria MEC e municípios é fundamental para a implementação das políticas públicas voltadas à Educação, diz Heliana Vinhas Ferreira, Secretária Municipal de Educação e Cultura de Varginha.
Na foto: Márcia Alves, Coordenadora Educacional da Educação Infantil (SEMEC), Rita Coelho, Coordenadora Geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica (MEC) e a Chefe do Setor Pedagógico (SEMEC), Erika Trombini.