A cerimônia pelos dez anos do Museu Municipal foi marcada pela emoção.
Um público seleto compareceu ao imóvel histórico do museu para acompanhar homenagens para pessoas que contribuíram com a criação e funcionamento da instituição.
O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” elogiou toda a equipe na pessoa do diretor do Museu, Cláudio Martins e reafirmou a intenção de continuar tendo a cultura como uma das prioridades em seu governo. A diretora-superintendente da Fundação Cultural, Paula Andréa Direne Ribeiro, anunciou a intenção de obter nova sede para o Museu. “Estamos procurando uma nova sede. O imóvel atual é excelente, histórico e inclusive tombado pelo Patrimônio. Entretanto, já não comporta o acervo do museu. Há, ainda, a questão da acessibilidade, que dificulta a visitação por parte de pessoas com necessidades especiais”.
O diretor do Museu, Cláudio Martins, agradeceu a presença de todos e afirmou: “Cumprimos todos os compromissos de preservação histórica que assumimos perante os cidadãos varginhenses. Geramos conhecimento, colaboramos com a educação, organizamos diversos eventos e exposições, disseminamos e promovemos a cultura”.
A ex-superintendente da Fundação Cultural, Teresinha Delfraro David, foi convidada para falar. Emocionada, recordou a trajetória do museu e cumprimentou a equipe pela preservação da história da cidade.
A vereadora “Tia” Celinha elogiou o trabalho desenvolvido no Museu e lembrou que, para se planejar o futuro, é preciso conhecer o passado.
Mesma situação foi citada pela secretária da Educação e Cultura, Heliana Vinhas Ferreira que citou a frase campeã do concurso pelos 10 anos do Museu: “O museu é dez, porque quando aprendemos o passado, podemos ter um futuro melhor”.
Concurso
Fabiane Lima Sousa, do 5º ano do Colégio Cenecista Catanduvas, venceu o concurso na categoria frase.
Aline Teles, do 9º ano da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo (Caic 1) ganhou o concurso na modalidade poema.
Na categoria desenho, quem ganhou foi Fernanda Moreira Mendes Rosendo. Ela tem 5 anos e estuda no anexo do Centro Municipal de Educação Infantil Clery Forjaz, no bairro Santana. Todas ganharam medalha, certificado de honra ao mérito e kits com lembranças pelos 10 anos do Museu. O material estará em exposição no museu.
Homenagens
Também receberam kits com lembranças pessoas que contribuíram com a criação do museu: professora Teresinha Delfraro David, professora Dalva Vieira de Freitas, jornalista Maria Olímpia de Figueiredo, professora Rossana Hipólito, professora Márcia Salese, Djalma Valim, professora Maria Auxiliadora Frota, Jaqueline Alexandre Lopes, Mônica Reis de Almeida, Teresinha Carvalho, Rosildo Beltrão, Márcio Tana Braga, Humberto Xavier, Euclides Carvalho e Marcus Madeira. O professor Paulo de Tarso representou o pai, Vilfredo Tuani, um dos principais entusiastas pela criação do museu. O prefeito Eduardo Carvalho recebeu uma homenagem especial pelo apoio ao Museu Municipal.
Exposições
Em seguida foram abertas as mostras de Sebastião Salgado (Êxodos – A humanidade em transição”), pelos 10 anos do Museu e 90 anos do imóvel onde o museu está sediado. Todas ficam no andar superior. Há fotos dos primeiros funcionários do Banco do Brasil em Varginha, bem como uma linha do tempo com os principais acontecimentos nesses 10 anos do museu. A visitação é de segunda a sexta, de 8h às 11h e de 13h às 18h. já o acervo permanente do museu pode ser conhecido no andar térreo, também aos sábados, de 8h às 13h. O Museu Municipal fica à Praça Matheus Tavares, 178, centro (perto da estação ferroviária de Varginha).