Um dos objetivos do cadastro é combater a clandestinidade e zelar pelo bem estar do consumidor varginhense
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Sanitária (VISA), com base na nova proposta de reestruturação informa que, até o presente momento foram realizados 1.174 pré-cadastros de estabelecimentos e profissionais liberais ligados à área de Saúde. O setor destaca que foram percorridas aproximadamente 300 (trezentas) ruas do município com o objetivo de visitar todos os estabelecimentos dessa área de atuação, inclusive com plantão para atendimento àqueles de funcionamento noturno.
O cadastro tem por finalidade demonstrar a realidade das atividades desenvolvidas no município ligadas à área de Saúde; além de objetivar oferecer dados quantitativos e qualitativos que irão auxiliar na elaboração de um Plano Estratégico para futuras ações da VISA, nos diversos setores regulamentados pela legislação sanitária.
O Departamento de Informática da Prefeitura, está desenvolvendo em parceria com a VISA, o Sistema de Vigilância Sanitária (SISVISA), trabalho inédito na região, cujo foco é a otimização e dinamização do atendimento às demandas do Setor.
Outro objetivo advindo desse cadastramento é o combate à clandestinidade, uma vez que o exercício irregular de tais atividades pode gerar diversos riscos à saúde e ao bem-estar da sociedade varginhense.
“A partir deste cadastro, a Vigilância implementará, como principal filosofia de trabalho, ações voltadas à prevenção e orientação desses profissionais; desta forma contribuindo diretamente na qualidade dos serviços prestados aos munícipes”, ressaltou o Coordenador da VISA, Wagner Sanches.