Eduardo “Corujinha” destacou a importância da nova lei, que obriga empresas que produzem produtos não recicláveis a assumir responsabilidade pela destinação final dos resíduos, criando a chamada logística reversa. “Com a lei, fabricantes de pneus, pilhas, baterias, eletrodomésticos e computadores são obrigados a recolher a sucata”, explicou. No entanto, ele observou que os municípios serão diretamente impactados, pois terão que construir aterros sanitários e incentivar a coleta seletiva. “Temos falado para diversos públicos: todos os problemas urbanos, hoje, recaem sobre os municípios e as administrações municipais”, disse.
Na visão do prefeito, os orçamentos dos municípios não são suficientes para o aumento crescente de demandas. Para isso, observa, é fundamental que as prefeituras façam parcerias com a iniciativa privada e com os organismos da sociedade. “Só assim teremos condições de assumir essas responsabilidades e dar resposta às necessidades da população”, afirmou.
Segundo ele, Varginha terá condições de se adequar rapidamente à nova legislação, mas conclamou a iniciativa privada e a sociedade varginenses a contribuírem para a gestão dos resíduos sólidos. “Esse é um problema global que envolve a todos: governos, sociedade e empresas”, afirmou.
Segundo os organizadores do evento, a promulgação das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos abre novas perspectivas para a gestão pública, especialmente para os municípios, e privada. “São muitas as oportunidades que tornam mais viáveis os desafios para a redução, reciclagem e disposição final dos resíduos”, diz José Cláudio Junqueira, presidente da Feam. “A gestão adequada gera benefícios ambientais, sociais e econômicos, promovendo a melhoria da qualidade de vida, trabalho e renda”.
Junqueira observa que os incentivos previstos em lei fomentam o empreendedorismo, constituindo grandes oportunidades para a inovação da gestão dos resíduos sólidos.
O seminário acontece simultaneamente às atividades da Semana Europeia de Redução de Resíduos, que ocorre em diversos países no período de 20 a 28 de novembro. “Temos a meta de promover o engajamento de diversos atores – setor público, empresas, ONGs, instituições de ensino e sociedade – em ações práticas que estimulem a conscientização e a adoção de atitudes e comportamento quanto à importância da valorização dos resíduos gerados”, afirmou.