A população de Varginha tem mais uma conquista para comemorar: foi assinado nesta quinta-feira, 25 de novembro, em Belo Horizonte, contrato entre as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na cidade. As ambulâncias devem circular dentro de seis meses.
Para concretização da obra serão investidos cerca de R$ 3 milhões dos governos federal e estadual. O custeio mensal para funcionamento do complexo será de aproximadamente R$ 920 mil e 25% desse valor será advindo do consórcio de municípios criado para gerenciar a rede de urgência.
Depois da UPA, essa conquista é uma das mais relevantes na área de saúde”, observa o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, que anuncia, para breve, novas unidades de policlínicas. “Varginha se destaca, mais uma vez, na área de saúde, e fortalece o Sul de Minas Gerais como polo regional de Saúde”, diz o prefeito. Ele lembra que moradores de toda a região buscam atendimento na cidade, o que implica gastos elevados. “Por outro lado, estamos cumprindo nosso papel social de atender aos mais carentes”.
Foram quase dois anos de estudos e análises técnicas para a elaboração e aprovação do projeto SAMU-192, uma das prioridades do programa de governo municipal na área de saúde. “Corujinha” foi mentor e executor do projeto, junto com o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG).
A implantação será possível graças a uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, bem como sua manutenção. O atendimento de urgência sediado em Varginha vai cobrir um terço da região Macrosul do Estado. Formada por cinco grandes municípios, Varginha, São Lourenço, Três Pontas, Três Corações e Lavras, além dos municípios de porte menor vizinhos às cidades, o sistema beneficiará 861 mil pessoas.
O projeto foi articulado e desenvolvido com a adesão dos 50 prefeitos e secretários municipais de saúde de todas as cidades que integram o Consórcio. A sede do Complexo Regulador Médico de Urgências será instalada em Varginha, próximo à rodovia do contorno, e possuirá uma área de mais de 5.000 metros. A construção será feita com verbas federais e estaduais, cabendo ao município a doação do terreno. De acordo com o secretário municipal de saúde, Fausto Geraldeli Carvalho, a expectativa é de que dentro de seis meses a Central de Regulação esteja pronta e as ambulâncias nas ruas e estradas.