A Guarda Municipal de Varginha e a Associação dos Moradores do Bairro Centenário promoveram a “Pescaria Comunitária” no Parque do Centenário nos últimos dias 25 e 26. A intenção foi de reduzir a superpopulação de peixes no lago do parque e levar diversão à comunidade.
Todo o pescado foi levado para a casa dos 230 participantes da pescaria. A renda arrecadada com as taxas de inscrição (R$ 3,00 por pessoa) será revertida para a manutenção do próprio parque. “O policiamento comunitário faz parte do rol de ações preventivas da Guarda Municipal, a participação direta da população na busca por soluções naquele local é mais uma oportunidade de interagir com a comunidade", expôs o comandante da GM, Maurício Maciel.
O Parque Centenário é imóvel público municipal tombado pelo Patrimônio Cultural e ocupa uma área de 175.600 m2. Criado em 1992, é área de preservação permanente e remanescente de loteamentos. Conta com uma pequena mata natural abrigando três nascentes que alimentam seu grande lago central e as duchas.
O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” valoriza o local com ações diretamente ligadas à comunidade que frequenta o parque. “O trabalho realizado no local leva saúde e entretenimento para os frequentadores, já que o parque possui a base da Guarda Municipal e a Academia de Rua com monitoramento”, afirma o prefeito.