O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho Corujinha, oficializou nesta terça-feira (1º/3) o convite para a realização na cidade do jogo entre Cruzeiro e América, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro, no dia 27 de março. “Os clubes apresentaram algumas exigências relacionadas com transporte e hospedagem e, por meio de parcerias com a iniciativa privada, vamos trazer este grande espetáculo para o Sul de Minas”, afirma o prefeito.
O jogo será no Estádio Municipal de Varginha, com capacidade para 15,5 mil torcedores. O estádio tem pista de atletismo e fosso que separam os torcedores do campo, assegurando conforto para atletas e comissão técnica, inclusive com área para aquecimento dos jogadores. Seis cabines de imprensa com visão ampla do estádio facilitam o trabalho dos jornalistas e cronistas esportivos.
O campo tem dimensões oficiais: 110m x 70m, pouco menor que o gramado do Mineirão, que tem 110m x 75m. O estádio do Melão, como é popularmente conhecido, foi construído em 1988 e, em 2007, passou por uma reforma para adaptá-lo às exigências do Estatuto do Torcedor. O gramado é de esmeralda imperial, mesma espécie usada no Mineirão e no Maracanã. Possui 560 vagas de estacionamento.
Essa não é a primeira vez que Varginha recebe equipes de grande porte. Em 2006, a seleção brasileira sub-17 fez parte da preparação para o Mundial em Varginha. Além de partidas de futebol, o estádio já recebeu jogos dos campeonatos Mineiro e Brasileiro de rugby e festivais de atletismo.
O América, mandante do jogo, realizou parte da pré-temporada 2011 na cidade. O técnico Mauro Fernandes observa que a equipe encontrou excelentes condições de trabalho e atribui parte do êxito ao período de 12 dias de treinamentos no Melão. Outro clube que “adotou” a cidade é o Ituiutaba, equipe que disputa o Módulo 2 do Campeonato Mineiro e jogará a Série B do Brasileiro.