As mulheres terão atenção especial
A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde, trabalha na campanha de Carnaval para ações preventivas da Aids. Os trabalhos estão sendo realizados desde o último dia 24 e vão até o dia 15 de março. O tema proposto pelo Programa Nacional de DST/Aids para a Campanha de Carnaval de 2011 é “Prevenção e incentivo ao uso do preservativo em mulheres”.
O município aderiu ao enfoque do Ministério da Saúde que terá como público as mulheres, o que será alterado é a idade, pois além da faixa etária de 15 anos, a ação será estendida para mulheres de outras idades. A mensagem tem como objetivo a prevenção ao HIV e promoção do uso do preservativo. Será enfatizada também a necessidade de se realizar o teste de HIV, sífilis e hepatites para quem não se preveniu em qualquer relação sexual, seja com parceiro casual ou fixo.
O público feminino foi escolhido porque a infecção entre as mulheres está em constante crescimento e em todas as faixas etárias, principalmente entre jovens e pessoas da terceira idade. Em Varginha não é diferente, apesar de haver mais casos da doença nos homens, essa diferença diminuiu ao longo dos anos. Atualmente existem 163 casos de Aids, sendo 58 mulheres e 105 homens. A razão de sexos é de 1,8 em homens para cada 1 mulher.
Dia Internacional da Mulher
“Neste ano a data do Carnaval coincide com o Dia Internacional da Mulher e, pelo perfil atual da Aids no município, onde mais de 40% pertence ao sexo feminino, nada melhor que nesta data onde a mulher é homenageada que ela também faça uma homenagem para si mesma na luta para reverter este quadro”, apontou o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldelli.
Atividades
As ações de mobilização já foram realizadas junto aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e no Programa Saúde da Família (PSF) do Rio Verde. Cerca de 200 adolescentes foram envolvidos nas ações. Nesta quinta-feira (3) acontece a 1ª Festa de Carnaval do PSF Rio Verde com ações contando com a participação dos alunos do curso de enfermagem e nutrição do UNIS/MG. A campanha ainda trabalha no fornecimento de insumos em geral, panfletos, preservativos e cartazes através do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (avenida Major Venâncio, 100 - Centro).
PRÓXIMAS AÇÕES DA CAMPANHA:
03/03 - 1ª Festa de Carnaval do PSF Rio Verde (próximo ao Thermas Sul de Minas – Clube Olímpico) com ações contando com a participação dos alunos do curso de enfermagem e nutrição do UNIS/MG. A partir das 13h.
04/03 – PSF do Fátima 1 (praça Nossa Senhora Aparecida). A partir das 8h.