A sede do Programa Saúde da Família (PSF) do residencial Rio Verde mobilizou os moradores do bairro e região e realizou a Campanha de Carnaval de 2011 “Prevenção e incentivo ao uso do preservativo em mulheres”. O local faz parte do roteiro de ações preventivas da Aids para o período de Carnaval. A campanha é realizada pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde, e vai até o dia 15 de março. Ela passa por vários bairros da cidade.
O município aderiu ao enfoque do Ministério da Saúde que terá como público as mulheres, o que será alterado é a idade, pois além da faixa etária de 15 anos, a ação será estendida para mulheres de outras idades. Atualmente existem 163 casos de Aids em Varginha, sendo 58 mulheres e 105 homens.
No PSF Rio Verde os participantes conheceram as formas de prevenção da Aids, fizeram atividades recreativas e de artesanato, lancharam e receberam panfletos e preservativos. “A ideia é promover a saúde e o bem-estar sempre com informação para as pessoas. Com essa atividade tiramos o pessoal de dentro de casa e levamos a comunidade para dentro da unidade do PSF”, comenta a enfermeira responsável pelo PSF Rio Verde, Renata Zanatelli.
A estudante de Enfermagem do Unis-MG e estagiária no PSF, Graziela Junqueira, disse que o contato com os frequentadores do PSF traz conhecimento tanto para a comunidade quanto para os próprios estudantes. “O vínculo com os participantes é muito gratificante porque vemos que de fato contribuímos. Só hoje trabalhamos com a prevenção da Aids, mas também falamos de gravidez precoce e as outras doenças sexualmente transmissíveis”, argumentou.
Novos conhecimentos
Flávia Custódio, de 28 anos, é moradora do residencial Rio Verde e passou a tarde no PSF. Ela esteve em todas as ações da campanha e aproveitou para levar as amigas e vizinhas do bairro. “Já fizemos várias atividades. Aferi a pressão, fomos orientadas sobre a prevenção da Aids e as outras doenças, higiene geral e aprendemos a fazer corretamente o auto-exame da mama”.