Escola Municipal José Augusto de Paiva teve dia de atividades
O Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), foi comemorado pela Prefeitura de Varginha em uma grande festa realizada na Escola Municipal José Augusto de Paiva. Por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMEA) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), em parceria com entidades representativas como a ONG Vertente, Agenda 21, Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Varginha), Copasa e Guarda Municipal Ambiental, cerca de 800 alunos participaram das atividades na escola localizada no bairro Santana.
Toda a estrutura do evento intitulado “Água é Vida”, com apresentações teatrais e exposições de trabalho, foi produzida pelos próprios alunos da escola que trabalharam o tema dentro da sala de aula. O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” esteve no evento e deixou uma mensagem otimista aos participantes. “Todos os estudantes, os professores e os funcionários estão de parabéns. Com iniciativas como esta é que vamos ajudar a preservar o planeta e fazer com que a nossa cidade fique cada vez mais bonita”.
Os alunos se dividiram em grupos para discutir e trabalhar cada tema. Todos tratavam da preservação, poluição e utilização da água. “O nosso objetivo é trabalhar a conscientização e a valorização da água. O interessante é que os estudantes abordaram também assuntos oportunos, como o tsunami”, comentou a diretora da Escola Municipal José Augusto de Paiva, Elza Maria Ricardo Rosa.
Alerta
O secretário municipal do Meio Ambiente, Rômulo Azevedo Ribeiro, aproveitou a oportunidade para alertar os alunos sobre a importância da economia e consciência do uso da água. “Pesquisas apontam que em quatro anos as capitas do Brasil terão o risco de sofrerem racionamento, ou seja, a atitude tem que partir de nós”, ressaltou.
“É dentro da escola que os conceitos são formados. Pelos trabalhos expostos e a dedicação dos funcionários e alunos da escola percebemos o envolvimento da comunidade na importância da preservação do meio ambiente”, explanou a secretária municipal de Educação e Cultura, Heliana Vinhas Ferreira.