A comunidade escolar da Escola Municipal José Camilo Tavares terá uma manhã agitada no próximo sábado (26). Os professores, alunos, pais e interessados participam do projeto “Camilo em Ação”. A iniciativa da escola, através da Prefeitura de Varginha por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), acontece no alto da Vila Paiva (em frente à Cemig), a partir das 7h.
A organização do evento vai promover uma corrida dividida em oito categorias: pais (3 Km – seis voltas); mães (2 Km – quatro voltas); professores e funcionários masculino (2 Km – quatro voltas); professores e funcionários feminino (2 Km – quatro voltas); geral masculino (3 Km – seis voltas); geral feminino (2 Km – quatro voltas); terceira idade em forma de caminhada (2,5 Km).
A categoria direcionada aos alunos terá oito divisões. Os meninos correrão o seguinte percurso: acima de 17 anos (3 Km – seis voltas); de 14 a 16 anos (2 Km – quatro voltas); de 11 a 13 anos (1 Km – duas voltas); até 10 anos (500 metros – uma volta). As meninas competirão nas categorias: acima de 17 anos (2 Km – quatro voltas); 14 a 16 anos (1 Km – duas voltas); 11 a 13 anos (1 Km – duas voltas); até 10 anos (500 m – uma volta).
A abertura do evento ficará por conta do Batukalata. Os professores e estagiários de Educação Física ainda animam os participantes com aulas de alongamento, dança e atividades recreativas. Ao final, haverá sorteio de brindes e premiação para os vencedores das provas.
Conscientização
De acordo com a diretora do Camilo Tavares, Márcia Saleze, o objetivo do projeto é despertar a consciência da prática esportiva como atividade necessária ao bem-estar próprio e coletivo. “Temos a intenção de aproximar a escola de toda a comunidade, tirando os pais de casa e fazendo com que eles acompanhem os filhos nas atividades”, apontou.
O evento tem o apoio da Copasa, Cemig, Guarda Municipal, Unimed, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SOSUB), por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Polícia Militar e Relojoaria Central.