Corujinha saudou os presentes e destacou os esforços que a cidade vem realizando para facilitar as exportações, com a criação do Condomínio Empresarial Ouro Verde, que receberá o novo e moderno Porto Seco de Varginha, ao lado do novo terminal do aeroporto Brigadeiro Oscar Trompowski. As obras encontram-se na fase final e estão sendo realizadas com recursos próprios do município.
Na abertura, o presidente do CCCMG, Archimedes Coli Neto, destacou a importância do seminário para a cafeicultura mineira e, em particular, para o Sul de Minas Gerais, ao reunir empresários, produtores e toda a rede de produção e comercialização do grão. O encontro debateu as tendências da economia mundial, as expectativas de produção para 2012 e temas específicos sobre a produção do cerrado, do Sul de Minas e da Zona da Mata, além de outras regiões brasileiras, como a Bahia.
O seminário prosseguiu nesta sexta-feira. Foram homenageados os jornalistas Gleizer Naves, da TV Alterosa, e Pedro Aurélio Varoni, da EPTV, além do deputado Carlos Mosconi e do representante da Receita Federal, Carlos Márcio Pereira.
“A realização desse evento em Varginha é um reconhecimento da importância da cidade para a cadeia produtiva do café”, afirmou Corujinha. A região de Varginha é a maior produtora de café do Estado, com 460 mil hectares de área plantada, ou seja, 45% da produção de Minas Gerais, com cerca de 9 milhões de sacas por ano. Por isso o evento conseguiu reunir autoridades políticas ligadas ao setor, produtores, cooperativas, corretores e exportadores.
Entre os temas debatidos e explanados pelos especialistas no seminário estavam: tendências da economia mundial, produção cafeeira 2010-2011, exportações brasileiras de café, consumo nacional, ações governamentais, entre outros.