O objetivo do Curso de Libras é promover a acessibilidade comunicacional entre a comunidade e os portadores de deficiência auditiva. “São muitas pessoas interessadas em se capacitar e promover a acessibilidade. Para se ter uma ideia, 80 pessoas já se manifestaram para iniciar a quinta turma do curso que começa em janeiro”, disse o presidente do Codeva, Luiz Carlos Bruziguessi.
Segundo a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e professora do curso, Célia Ricardino Moreira Pereira, os formandos conheceram e começaram a entender o respeito que se deve ter com a cultura do surdo. “Além disso, eles tiveram um conhecimento profissional e agora vão colocar em prática o nosso maior objetivo que pe trabalhar a inclusão das pessoas que utilizam a linguagem de libras na sociedade”.
A auxilar de serviços gerais Sirléia Ferreira Leonel, formanda da quarta turma, disse que procurou o curso depois que passou por uma situação em que precisou usar a linguagem de sinais dentro do local de trabalho. “Acho que melhorei bastante minha maneira de me relacionar com o público”, explicou.
O vereador Rogério Bueno, autor da Lei que criou o Codeva no município, representou o prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho “Corujinha”, na cerimônia e disse que a expectativa é que a cada ano mais pessoas procurem o curso, principalmente os servidores municipais, “pois assim o atendimento e o serviço para a sociedade melhoram”, concluiu.