Varginha está entre as cidades brasileiras que vão compor o guia oficial de locais de treinamento para as Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o município integra a seleta lista formada por 73 cidades do Brasil dentro do Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos.
O local escolhido pelo COB foi o Clube Campestre. Fundado em 1962, o clube possui uma área de 338.800 m² e conta com piscinas aquecidas, dois campos de futebol, quadras de tênis, academias, posto médico, sala de massagens, saunas, restaurantes e um lago.
O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho “Corujinha”, recebeu a notícia com entusiasmo, já que o projeto foi idealizado por ele, juntamente com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) e a diretoria do Clube Campestre. “A cidade de Varginha deu um passo muito importante sendo selecionada para entrar no guia. Temos grandes chances de recebermos delegações e o desenvolvimento do município contribui diretamente para isso, como a estrutura do Clube Campestre, o aeroporto municipal, a rede hoteleira e os serviços de saúde, entre outros”, disse o prefeito.
Apenas oito cidades de Minas estão aptas a receber equipes para o treinamento nos Jogos Olímpicos do Rio-2016: Varginha, Belo Horizonte, Barbacena, Governador Valadares, Juiz de Fora, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Uberlândia e Viçosa.
Guia online - As instalações eleitas pelo COB serão apresentadas a todos os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e Comitês Paraolímpicos Nacionais (CPNs) por meio de um guia online que será lançado durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012.
O criterioso Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos durou 12 meses e teve etapas e critérios extensivamente divulgados pelo Comitê Rio 2016. O principal objetivo foi identificar instalações em todo o país que atendessem aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Esportivas Internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais possam trazer seus atletas para o Brasil antes dos Jogos, visando à concentração e ao aperfeiçoamento do treinamento e a sua aclimatação às condições locais.
Também foram avaliados os acessos à instalação, proximidade de aeroportos com voos domésticos, além da rede hoteleira e hospitalar disponível nas proximidades. A identificação desses locais é uma solicitação do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Paraolímpico Internacional ao país-sede dos Jogos. Uma vez identificados os locais, caberá a cada instalação negociar diretamente com os CONs e CPNs os termos de utilização de seus equipamentos pelas delegações estrangeiras.
Trajetória - A história de Varginha como candidata a local de treinamento para as Olimpíadas 2016 começou em abril de 2011 com a inscrição do município. No decorrer do ano, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Jaime Roberto Alves Macedo, participou de seminários de orientação.
O foco do trabalho ficou nas instalações esportivas e no relatório informativo e fotográfico do espaço do Clube Campestre. “No clube demos ênfase ao Complexo Homero Frota que possui cinco quadras de tênis cobertas. A estrutura oferece condições perfeitas para o período de aclimatação dos atletas que deverão competir nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Nesta oportunidade, a administração municipal agradece e ressalta a parceria com o Clube Campestre”, disse o secretário.
O Prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” participou ativamente de todo o processo e tornou-se uma liderança nacional para coordenar e orientar os municípios para o cadastramento como sedes de treinamento para os jogos. Em março de 2011, Corujinha foi nomeado presidente do comitê da Associação Brasileira de Municípios (ABM) para as Olimpíadas 2016. Em evento realizado em Brasília (DF), o prefeito esteve com o diretor de Esportes do Rio 2016, Agberto Guimarães.