Representantes dos quatro núcleos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), programa do governo federal, gerido no município pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (Sehad), definiram as ações que serão trabalhadas com a integração dos beneficiados durante a preparação do Carnaval 2012.
As psicólogas e assistentes sociais definiram o lema Varginha 130 anos: Seus Direitos na Avenida. O principal foco é levar informação e envolver toda a comunidade nas oficinas, trazendo o Carnaval como uma forma de conscientização. O principal tema este ano sera o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e outros assuntos de relevância e de utilidade pública, tais como a Constituição Federal, o Programa Fome Zero, o Estatuto do Idoso, a Lei Maria da Penha, a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Estatuto do Deficiente.
“A intenção é trabalhar diretamente com os assistidos pelo Cras, utilizando o Carnaval para mobilizar. As oficinas já se iniciam nos próximos dias com pessoas de toda a família e de várias idades. Os assistidos terão informação com criatividade em atividades artesanais, filmes, palestras, lazer e esporte”, comentou o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Nivaldo de Matos Vicente.
Bloco Super-Família – As funcionárias do CRAS se reuniram com o carnavalesco Rogério Vitoriano. Ele é responsável pela criação das fantasias do Bloco Super-Família, organizado pelo Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA). O bloco estreou no Carnaval de 2011 e envolveu centenas de pessoas dos Cras e do Clube da Amizade no desfile realizado na avenida Rio Branco. O bloco este ano seguirá os mesmos moldes, com fantasias criadas pelos próprios assistidos pelos projetos e o desfile com participação das crianças, adolescentes, adultos e idosos que integram as iniciativas. O dia do desfile dentro do Carnaval ainda será definido junto à Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, responsável pela organização do evento.
“O Clube da Amizade está a todo vapor na criação das fantasias do Bloco Super-Família. Os integrantes começaram a confecção e assim como aconteceu no ano passado, a expectativa é de uma bela festa com grande participação tanto dos assistidos pelos programas sociais quanto pelo público que vai assistir a apresentação na avenida Rio Branco”, disse a presidente do CDCA e idealizadora do Clube da Amizade, Karina Braga Baroni Carvalho.