O município de Varginha apresenta redução de 90% nos casos de dengue na comparação feita entre janeiro e maio deste ano com o mesmo período de 2011. De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) foram confirmados 41 casos em 2011 contra quatro neste ano. Dos quatro casos de 2012, três foram contraídos fora de Varginha.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli, a redução se deve ao efetivo trabalho desenvolvido pela prefeitura através das campanhas educativas e, principalmente dos cerca de 50 agentes de endemias que visitam as residências de Varginha por meio de mutirões. “São ações diárias realizadas no município. As campanhas como as atividades nos bairros e atividades das equipes de Saúde da Família também contribuem para que os números sejam positivos”, disse.
De acordo com o prefeito Eduardo Carvalho Corujinha o município enfoca a saúde preventiva e, por isso, os casos de dengue diminuem a cada ano. “Os agentes de endemias, os agentes de Saúde da Família, os parceiros das campanhas que são realizadas periodicamente em bairros com atividades educativas e dentro das escolas devem ser destacados nesse trabalho em conjunto. Aliado a isso, percebemos que as pessoas estão mais conscientes e fazendo também a parte delas dentro de casa. Varginha segue a tendência de diminuição de casos que aconteceu em todo o país, porém os números daqui são ainda melhores”, completou. No Brasil, a redução dos casos foi de 44%.