Integrantes do Propac e do Clube da Amizade apresentaram-se no evento
Varginha recebeu o 23º Encontro Nacional Nação Nagô Capoeira e 1º Batizado do Clube da Amizade neste fim de semana. As atividades foram realizadas na manhã e tarde de sábado (19), na sede do Programa de Profissionalização Adolescente Consciente (Propac II), na Vila Barcelona, e no Teatro Mestrinho do Colégio Marista. A iniciativa reuniu centenas de capoeiristas e mestres de Minas Gerais e Espírito Santo, além das crianças e adolescentes do Propac e os integrantes da melhor idade que fazem parte do Clube da Amizade.
Durante o evento, houve apresentações, cursos, além do batizado e troca de cordas. O prefeito Eduardo Carvalho Corujinha e a presidente do Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), a primeira-dama Karina Braga Baroni Carvalho, acompanharam as atividades e incentivaram os participantes antes das apresentações. “A capoeira é trabalhada dentro dos projetos sociais, tanto do Clube da Amizade, como no Propac. Diariamente, os integrantes são acompanhados pelos professores e eles estão envolvidos inteiramente nas atividades, mostrando que a capoeira não tem idade”, reforçou Karina.
O 1º Batizado do Clube da Amizade marcou oficialmente a entrada dos idosos numa roda de capoeira. Ele não exige a performance, mas serve para sentir a magia do mundo da capoeiragem. O batizado é a forma de demonstrar os valores que traz a capoeira dentro da conjuntura sociocultural, ressaltando os princípios da dança. “É uma forma máxima de expressão, pois com os rituais e as tradições, as pessoas conhecem melhor a sua própria cultura”, disse o mestre Gilmar dos Santos, organizador do Encontro Nacional Nação Nagô Capoeira em Varginha.