Na pauta aeroporto de Cargas para Varginha
A reunião aconteceu na tarde de quarta-feira em Brasília, quando o prefeito Antônio Silva foi recebido pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco. Na pauta a reconfiguração do Aeroporto de Varginha, hoje de passageiros, para abrigar também operações de carga. Durante o encontro, mediado pelo senador Clésio Andrade e pelo deputado Federal Diego Andrade, foi argumentada a economia exportadora de Varginha e região, o que confere a vocação para o terminal.
“Foi uma audiência importante em que tratamos da adequação do aeroporto para Terminal Internacional de cargas, justificada pela posição geográfica de nossa cidade e pelo fato do aeroporto já possui uma ótima estrutura e como terminal de cargas vai desafogar os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo e de Confins em Belo Horizonte, além de movimentar as exportações. Temos uma viabilidade econômica imediata para iniciar o projeto e isso nos deixa bastante otimistas”, salientou o prefeito.
Em resposta a reivindicação apresentada pelo Prefeito o ministro pediu que fosse encaminhado o planos de viabilidade econômica para incorporar o transporte aéreo de cargas ao aeroporto da administração local. Varginha está na lista dos 33 municípios do estado contemplados no plano federal para fortalecimento da aviação regional, com R$ 815,5 milhões em investimentos de um total de R$ 7,3 bilhões em 270 pontos de todo país, anunciado ano passado.
As ampliações e modernizações dos terminais serão tocadas pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), mais simplificado e ágil que as licitações públicas. Na avaliação de Thiago Meirelles Pereira, coordenador do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), o terminal de Varginha precisará de investimentos em galpões de carga e nas pistas, para suportar aviões cargueiros. Ele destacou que a cidade do sul de Minas já tem uma operação regular e conhecida.
O senador Andrade argumentou com Moreira Franco que Varginha pode ajudar a desafogar a movimentação de cargas nos aeroportos paulistas de Guarulhos e Campinas, concedidos à iniciativa privada