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Prefeitura de Varginha - MG
Notícias
AGO
26
26 AGO 2013
CESU E EJA DE VARGINHA VISITAM O CESEC DE MACHADO
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O CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVO-CESU e a EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA visitaram esta semana o CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - CESEC de Machado. Com objetivo de fazer a interação entre os profissionais e também troca de experiências e conhecimentos, a equipe do CESU/EJA Varginha, formada por professores, diretora, inspetora e coordenadora participou do encontro todos os profissionais do CESEC-Machado.

Na oportunidade o Diretor Fábio Couto Brigadão(CESEC-Machado) ressaltou a importância dos Centros de Estudos para população de jovens e adultos que não cursaram ou não concluíram os Ensinos Fundamental e Médio.

O CESU e CESEC trabalham com uma metodologia de ensino-aprendizagem que possibilita o atendimento individualizado, a flexibilidade na organização do tempo escolar, o respeito ao ritmo de aprendizagem do aluno e sua disponibilidade de tempo para os estudos”.

Os professores se reuniram por área para uma troca mais específica de conhecimentos, metodologias e experiências. Momento rico para o crescimento profissional de todos.

Do encontro entre os CESUS/CESECS da região, ocorrido no último dia 16, na SRE-Superintendência Regional de Ensino-Varginha a Diretora Dalva e a Coordenadora Luciane ressaltam a reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos.

Os alunos da Educação e Jovens e Adultos precisam saber qual é a função social da escola e as consequências positivas quando a aprendizagem acontece sistematicamente, melhorando o desempenho profissional, elevando a autoestima e ampliando a sua competência leitora. Valorizar o letramento, instituindo as práticas sociais como referência para uma proposta pedagógica significativa, inserindo a temática social e cultural, as questões étnicas e de gênero, a globalização e a profissão, possibilita, via de regra, a inclusão os adultos como atores e agentes a sua aprendizagem, consequentemente, favorecendo a redução dos atuais índices e evasão das escolas.Transformar a escola num espaço agregador das práticas sociais, inspirada na concepção e educação com qualidade social, fortalece os processos educativos voltados a compartilhar com os educadores da gestão do ensino como princípio norteador à formação para o exercício a cidadania”.

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