Considerando os problemas financeiros que o município vem atravessando, momento que exige contenção de gastos para a manutenção dos serviços essenciais, a Prefeitura de Varginha, através da Secretaria de Educação está reestruturando o Transporte Escolar do município.
Por meio de uma comissão criada especialmente para este fim foram mapeadas todas as rotas feitas pelo Transporte Rural, com o cadastramento de todos os estudantes que utilizam deste meio para chegarem às escolas, aproximadamente 1.000 alunos. Através deste estudo verificou-se a qualidade do transporte oferecido, o tempo de permanência dos alunos nos ônibus, a pontualidade e a otimização do dinheiro público, e foram detectadas irregularidades. Por exemplo, que os ônibus pegavam os alunos de porta em porta, o que além de prolongar o trajeto e o tempo de permanência dos alunos no veículo encarecia o transporte.
A partir de 2014 os alunos serão pegos em pontos pré-estabelecidos, localizados nas vias principais da zona rural, e cuja distância a ser percorrida de suas casas até o local não deverá ultrapassará 1.000 metros. Vale destacar que no perímetro urbano só tem direito ao passe escolar o aluno que reside a mais de 2.000 metros da escola em que estuda. No caso da zona rural, foram considerados agravantes climáticos e medidas de segurança para a redução do percurso.
Com relação aos estudantes de outras cidades, que hoje utilizam do transporte gratuito oferecido pela Prefeitura de Varginha, em média de 160 alunos, eles terão suas vagas garantidas nas escolas de Varginha, desde que o município de origem ofereça o transporte. Razão pela qual a Secretária de Educação de Varginha, Rosana Aparecida Carvalho, já enviou aos dirigentes municipais um comunicado informando-lhes sobre essa decisão, solicitando que manifestem por escrito a garantia do transporte para que os alunos possam efetivar suas matrículas nas escolas municipais rurais de Varginha.