Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o INSEA - Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável - foi realizado nessa quinta-feira, 09/10, no auditório da Associação Comercial, o Fórum para a implantação da Coleta Seletiva em Varginha, que contou com as presenças de autoridades civis e militares e representantes da sociedade organizada que acompanharam a apresentação do projeto Novo Ciclo com a educadora Social do Insea, Renata Siviero Martins.
Presente na abertura do evento, o vice-prefeito Verdi Melo falou da importância da inciativa para a cidade, para o povo de Varginha. “Estarmos aqui nessa manhã, com um auditório cheio de pessoas comprometidas com o ambiente, é um grande passo para tornarmos a coleta seletiva uma realidade em nossa cidade”. Falando pela Administração Municipal, Verdi destacou todo o trabalho da prefeitura em prol da limpeza e organização da cidade, dos investimentos já feitos para viabilizar não só a Coleta Seletiva mas o funcionamento do Aterro Sanitário. “Adquirimos novos caminhões para a coleta de lixo, estamos atentos a questões como capina, varrição e operação tapa buraco. E se comparamos a cidade que encontramos e a que temos hoje certamente avançamos muito e vamos melhorar ainda mais”, destacou o vice-prefeito.
Secretário de Meio Ambiente Joadylson Barra destacou todo o trabalho para colocar o aterro sanitário em atividade. “Temos um compromisso de encerrar as atividades do lixão do Corcetti e começarmos a operar o novo aterro que questões burocráticas vinham emperrando, mas estamos resolvendo todos os entraves e com o Plano de Saneamento concluído, a realização do Fórum e a disposição da Administração em avançar nas questões ambientais, acreditamos que muito em breve estaremos vivenciando outra realidade em Varginha”, destacou o Secretário.
O evento contou com a presença de representantes de várias instituições publicas e privadas, dentre elas o Codema através de seu presidente Judas Tadeu, a Câmara Municipal, através dos vereadores Zacarias Piva e Romulo Ribeiro, a Copasa através do Gerente Distrital de Varginha, Marco Aurélio Ribeiro e do Coordenador de Resíduos Sólidos, Ronaldo Matias, dos Secretários Municipais de Indústria Pedro Gazzola, da Fazenda Marcio Erbst e de Habitação José Manoel, do representante do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável e representantes de Conselhos Comunitários.
PROJETO NOVO CICLO SUL DE MINAS
O Fórum é o primeiro passo para a implantação da Coleta Seletiva na cidade, através de reuniões periódicas com a participação da sociedade organizada, trabalhando a conscientização da população de Varginha sobre a separação do lixo e de seu reaproveitamento. Durante o Fórum foi apresentado pelo Insea o projeto Novo Ciclo, que representa um passo estratégico para a conclusão do processo organizativo dos catadores, tendo como ações a implantação e o fortalecimento dos programas de coleta seletiva solidária, a capacitação técnica, a educação ambiental e mobilização social e a criação da Cooperativa da Rede Regional Sul de Minas.
O QUE É COLETA SELETIVA?
Coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências ou local de trabalho. Trata-se de um cuidado dado ao resíduo que começa com a separação dos materiais em orgânicos e inorgânicos, e, em seguida, com a disposição correta para o reaproveitamento e reciclagem.
De forma a sensibilizar as pessoas para questão do correto tratamento que os resíduos sólidos produzidos no dia-a-dia devem receber, seja nos ambientes públicos ou privados, a coleta seletiva também funciona como um processo de educação ambiental, na medida em que conscientiza as pessoas sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.
Após serem separados pela sua tipologia, os materiais são levados para uma Central de Triagem onde serão prensados e posteriormente comercializados para empresas especializadas em reciclagem.