Para comemora o Outubro Rosa, um movimento popular internacionalmente conhecido que celebra a luta contra o câncer de mama, o PSF – Programa Saúde da Família do bairro de Fátima fez uma programação com diversas atividades ao longo desse mês, voltadas a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
As ações desenvolvidas na Quadra Esportiva do bairro comtemplaram palestra ministrada pela enfermeira Patrícia Bernardes no dia 1º/10, que abordou os temas prevenção e detecção precoce do Câncer de Mama, a importância do autoexame das mamas e das atividades físicas. Ao final foram distribuídos brindes durante sorteio, como forma de interação entre a equipe do PSF e as mulheres do bairro.
Na quarta-feira, 08/10, a Doutora Janaina Oliveira ministrou palestra abordando temas como Saúde Sexual e Reprodutiva, Cuidados Femininos, Prevenção de CA de Mama, Exame Clínico das Mamas e Atividades Físicas para as Mulheres, com sorteio de brindes ao final.
Dando continuidade a programação, na próxima terça-feira, 14/10, às 8h, acontecerá na sede da Unidade de Saúde da Família do bairro de Fátima palestras e café da manhã Rosa. O encerramento das atividades acontecerá no dia 31/10, às 7h30, na quadra Esportiva do bairro, com a caminhada de sensibilização contra o câncer de mama, saindo da quadra, perfazendo todo o bairro.
Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A história remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
|
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura. |