Urgências e emergências clínicas devem ser encaminhadas à UPA
Referência porte III junto ao Governo Estadual, para prestar atendimento aos casos de Trauma, desde o dia 17 de fevereiro de 2014, o Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor está atendendo exclusivamente estes casos, ficando os atendimentos de Urgência e Emergência para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento.
O trauma consiste em lesão de extensão, intensidade e gravidade variáveis, que pode ser produzida por agentes diversos como físicos, químicos, elétricos, etc, de forma acidental ou intencional, capaz de produzir perturbações locais e sistêmicas. O Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor está capacitado para receber vítimas de acidentes automobilísticos como atropelamento, e colisões, quedas, vitimas de afogamento, de agressões, como ferimentos provocados por armas de fogo ou armas brancas (facadas, por exemplo), e lesões causadas por choque elétrico, dentre outras.
Presidente do Conselho Diretor da Fhomuv – Fundação Hospitalar de Varginha, Luis Fernando Alfredo esclarece que o Hospital Bom Pastor, ao contrário do que algumas pessoas propagam, não perdeu a referência em trauma. Estamos sim buscando uma classificação maior junto à Superintendência Regional de Saúde para ampliarmos o atendimento especializado oferecido pelo Hospital Bom Pastor, que possui Centro Cirúrgico, o que se faz necessário na maioria dos casos”, explicou.
Chefe da Divisão de Urgências e Emergências da Upa, Rosana Paiva Silva Moraes, reforça que o direcionamento do resgate de vitimas de trauma deve ser feito diretamente para o Hospital Bom Pastor. “Direcionamento dos resgates pertinentes aos demais quadros clínicos deverão ser encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento – UPA”.