Escola Municipal Matheus Tavares inicia projeto de contato direto com as famílias de estudantes para aprimorar a cultura e formar pais leitores
A Escola Municipal Matheus Tavares inicia à partir desse mês de agosto, um projeto inédito de contato com as famílias de seus estudantes. Trata-se do projeto “Família Presente”, que tem como objetivo ajudar as famílias dos estudantes do 1o ao 9o ano a melhorar o diálogo e a presença no dia-a-dia das crianças e jovens.
Duas vezes por semana dois estudantes levam para casa uma pasta personalizada com diversos gêneros textuais para serem manipulados e aproveitados de maneira lúdica e em família. A pasta contém revistas de atualidades para os pais, textos de educadores de renome sobre como melhorar o diálogo e as orientações aos filhos, receitas saudáveis, simples e econômicas para serem feitas pelos pais juntos com seus filhos, jogos interessantes que visam o entretenimento e o aprendizado, desenhos para colorir e livros de autores nacionais clássicos.
As famílias se organizam da melhor maneira que lhe convier e destinam um tempo na rotina para executar as receitas que escolherem, ler as revistas e brincar com seus filhos.
Assim, a escola pretende melhorar a leitura e a escrita dos seus estudantes através do exemplo em família: família que lê unida permanece unida.
Segundo a Supervisora Pedagógica Edelaine Grande, este projeto é uma faceta de um projeto mais amplo da escola de desenvolvimento da cultura leitora. A escola precisa assumir a responsabilidade de formar leitores de qualidade e não somente cidadãos alfabetizados. Além disso, educamos pelo exemplo, assim, pais leitores serão exemplos para formar estudantes leitores. “É preciso desligarmos um pouco as TVs, os celulares e todos as tecnologias que nos afastam do diálogo e do contato direto. É preciso que as famílias tirem ao menos um momento de sua rotina para perguntarem aos seus filhos como eles se sentem , o que querem da vida, o que lhes aborrece e o que lhe dá prazer. A presença dos pais na vida dos filhos, na mesa da refeição, numa brincadeira, numa atividade em conjunto, salva a vida de um jovem e o resguarda de muitos problemas futuros. A escola somente está oportunizando aos pais as ferramentas para fazer desse diálogo um momento de naturalidade, de prazer e de melhoria dos relacionamentos entre pais e filhos.”
A equipe gestora e pedagógica da Escola Municipal Matheus Tavares trabalha para que a escola seja o centro das ações de desenvolvimento da comunidade em que está inserida, trazendo as famílias dos estudantes para junto de seus projetos através do diálogo contínuo com o objetivo de aprimorar a cultura de todos os envolvidos na educação das crianças e jovens.