Segurança no uso de Oxigênio
O oxigênio é um elemento que à temperatura e pressão atmosférica normal, não tem cor, cheiro ou sabor. Aproximadamente 1/5 da atmosfera é constituído por oxigênio.
A característica predominante de oxigênio é a sua capacidade de sustentar a vida e manter a combustão. Muito embora o oxigênio não seja inflamável, muitos materiais que não pegariam fogo em ambiente normal poderão queimar numa atmosfera enriquecida com oxigênio.
Muitos combustíveis como o óleo queimam com uma violência quase explosiva na presença de oxigênio. Por causa dessas características, cuidados e precauções devem ser tomados na hora de entrar em áreas ou em locais onde uma atmosfera enriquecida pode existir.
As principais aplicações do oxigênio têm suas origens nas propriedades de sustentação à vida e de manutenção da combustão deste gás. O oxigênio é usado em terapia respiratória, para ressuscitação, após asfixia e para anestesia em conjunto com outros gases em áreas de medicina. O oxigênio também é usado para sustentar a vida na aviação a grandes altitudes e para auxiliar nos mergulhos a grandes profundidades. O uso industrial de oxigênio inclui sua utilização em conjunto com acetileno ou com outros gases em processos em cortes de metais, solda, têmpera, chanfragem.
1-Diretrizes para o armazenamento de cilindros de oxigênio com segurança:
2-Diretrizes para o manuseio de cilindros de oxigênio com segurança:
Embora o oxigênio seja utilizado de forma útil em vários setores de nossas vidas, sempre é bom lembrar dos aspectos relacionados com a segurança dos mesmos.
Equipe do SESMT - Setor de Segurança e Medicina do Trabalho da Prefeitura de Varginha.