CRAS IV promove evento sobre Meio Ambiente na Praça PEC do Jardim Estrela
Moradores da comunidade realizam plantio de mudas de árvores
O CRAS IV, do Jardim Estrela, comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) na manhã desta sexta-feira, 24, na Praça de Esporte e Cultura (PEC). A abertura foi com um vídeo que exibiu problemas e questionamentos sobre a conduta do homem com a natureza. Logo após, teve apresentação de balé e jazz com crianças do Grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Uma palestra com o sargento Assis, da Polícia de Meio Ambiente fez todos os presentes pensarem em ações do dia-a-dia que podem começar a surtir efeitos em benefício da natureza. Ele levou três animais empalhados (furão, tatu e jacaré do papo amarelo) que foram encontrados mortos na região. Sargento Assis citou exemplos próximos como fornos que faziam carvão em Olímpio Noronha em uma propriedade que mantinha funcionários como “escravos”, em situação degradante. Ele aconselhou a todos para na hora de comprar o carvão verificarem se a embalagem possui o selo do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Outra citação foi de São Tomé das Letras, de pedreiras que descartam resíduos incorretamente. Em Elói Mendes, uma extração irregular de areia comprometeu o Rio Verde e mais uma vez o policial questionou se na hora que “vamos comprar a areia, buscamos saber de onde vem e se a origem é legal”. Sobre Varginha foram mostradas fotos de animais mortos pelo homem, como capivaras. “A palestra foi uma verdadeira aula sobre meio ambiente; isso é educação ambiental”, salientou o secretário municipal de Meio Ambiente (SEMEA), Joadylson Barra Ferreira, parceiro da ação do CRAS IV.
Encerrando a programação, enquanto moradores da comunidade faziam o plantio de nove mudas de árvores, com a ajuda de Fabrício Silva Prado, da SEMEA, o Grupo Conviver Encanta, que também faz parte do Grupo de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, fez uma apresentação musical.
Para a equipe do CRAS IV, o objetivo é continuar a desenvolver ações que envolvam a comunidade junto à PEC. A orientadora social, Lilian Vilela Tavares e a assistente social, Vanessa Goulart, agradeceram a nova gestão da PEC que agora tem à frente Naira Alves da Costa que está favorecendo as ações para mobilizar os moradores do bairro. Elas também agradeceram a parceria com a SEMEA, Polícia Ambiental e Projeto Crescer (da Associação Levanta-te e Anda que tem apoio da Prefeitura).
Também prestigiaram o evento, dezenas de moradores do Jardim Estrela, a equipe do CRAS IV e Maria Efigênia Neves de Souza, Coordenadora da Proteção Básica - CRAS. Os moradores da comunidade ficarão responsáveis pelos cuidados com as árvores plantadas.