Nesta sexta-feira, 24, os agentes do Setor de Vigilância Ambiental da secretaria de Saúde de Varginha estarão mobilizados para “O DIA MUNICIPAL DE COMBATE AO AÉDES AEGYPTI”, com várias ações, com por exemplo: todas as escolas municipais executarão tarefas com seus alunos, no intuito de mobilizar a comunidade escolar de como se proteger do transmissor das Arbo-viroses.
Também foi escolhido o Bairro Damasco para que outras ações fossem realizadas neste dia, conjuntamente com as Secretarias de Obras e Serviços Urbana, Secretaria de Agricultura, Secretaria Municipal de Saúde, Secretária de Meio Ambiente, empresas de Caçambas e Agente de Combate a Endemias, que estarão no bairro, onde haverá serviço de varrição, limpeza de lotes vagos, o tradicional Mutirão de recolhimento de materiais inservíveis, carreata com desfile do mosquitão a partir das 10h e também a soltura de balões nas cores preto e branco simbolizando o Aedes Aegypti.
Agentes do Setor de Vigilância Ambiental também estarão na Escola Maria Aparecida Abreu, conjuntamente os diretores e professores realizando diversas ações tais como passeata com os alunos pelas ruas do bairro, teatro de fantoches, pintura no rosto das crianças e palestras educativas. Também já se encontra no bairro Agentes do Programa da Saúde da Família - PSF realizando panfletagem orientativa junto aos moradores. O bairro foi escolhido devido ao aumento expressivos de casos de dengue confirmados.
O Setor de Vigilância Ambiental convida toda a sociedade para que se mobilize neste dia, tirando 10 minutinhos do seu tempo para verificar seus quintais, dentro de seus imóveis, nos terrenos de sua propriedade, nas tampas de caixas d´água, piscinas se estão bem tratadas, pneus em locais cobertos, lixo bem ensacado, vasos sanitários que não estiverem usando manter tampados e várias outras ações que podem desfavorecer os depósitos de água parada. Informamos às empresas e escolas que queiram executar outras ações que serão disponibilizamos o material gráfico " É VARGINHA UNIDA CONTRA O MOSQUITO".
Aproveitamos também a oportunidade para informar que na data de 13/03 a 17/03/2017, foi realizado o segundo Levantamento de Índice Rápido LIRAa, onde pelas estatísticas a situação do Município ficou classificado em MÉDIO RISCO, com um aumento de com focos do mosquito em alguns bairros.