O Zoológico de Varginha recebeu esta semana a visita técnica dos alunos do curso de Medicina Veterinária do Unis-MG. Acompanhados da Bióloga do Zoo, Jaara Cardoso, que transmitiu informações do cotidiano do local e de seus habitantes, bem, como da origem dos animais, que na maioria das vezes, chegam mutilados ou abandonados.
Barry Charles Sobrinho, Secretário de Turismo e Comércio de Varginha, que também acompanhou os estudantes, falou com otimismo dos projetos arrojados para o Parque. “Pretendemos aumentar a visitação atraindo mais turistas. O recurso arrecadado através do bilhete de entrada é depositado em um fundo para melhorias nos recintos dos animais e estrutura de todo o local. Já existe um projeto para reestruturação de todo o parque. Em breve, iniciaremos a reestruturação do recinto das araras e papagaios", comentou o Secretário.
Tanto a Bióloga quanto o Secretário garantem que o Parque Zoobotânico é essencial para proteção e acolhimento de inúmeros animais que dependem do recinto para sobreviver, e já que ali estão, é de grande importância a visitação dos jovens e crianças, também como meio de conscientização da origem do problema.
Foi unânime a opinião dos alunos do Centro Universitário do Sul de Minas-Unis-e do professor Dr. Mateus Hernandes Leira, que ministra Bem Estar Animal, que acompanhou a visita. A equipe conferiu como todos os animais são muito bem tratados e que, ainda, possuem cuidados especiais com alimentação de alta qualidade e recintos adequados.
O Parque Zoobotânico de Varginha recebe mensalmente milhares de visitantes e possui ação educativa nas escolas e instituições. "Não desejamos que os animais sejam retirados de seu ambiente natural. Queremos que a população tenha consciência que aquisição de animal silvestre ou exótico é crime. Mas, infelizmente, as autoridades não conseguem banir totalmente esse crime em nossa sociedade. Logo, os animais, vítimas de tráfico, maus tratos ou abandono, necessitam de um local para terem condições de sobreviver. O Parque Zoobotânico de Varginha recebe animais nestas condições a partir dos trâmites legais do IEF - Instituto Estadual de Florestas. Acreditamos que só com a devida conscientização, conseguiremos garantir que os animais permaneçam em seu habitat", concluiu o Secretário de Comércio e Turismo de Varginha, Barry Charles Sobrinho.