Os professores dos 4º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino participaramdo Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV). A capacitação ocorreu na Escola Municipal Antônio de Pádua Amâncio, nos dias 15 e 16, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o objetivo de oferecer mais uma atividade de desenvolvimento profissional para os educadores.
O CAV é um método que possibilita a reflexão sobre a atividade na busca de um aprendizado efetivo que resulte em mudança de comportamento. São quatro as etapas básicas do ciclo: Vivência, Processamento, Generalização e Aplicação. O ciclo é utilizado em ambientes de treinamento para convidar o participante a criar novas opções de atuação, de forma que proporcionem alterações positivas na realidade.
Quando o participante vivencia uma experiência concreta no ambiente de treinamento, analisa como se percebeu ou reagiu à situação apresentada, correlaciona à situação vivida com outras instâncias, aprende com o que ocorreu e recebe informações e orientações que validam o aprendizado. Assim, estará mais bem preparado para planejar uma nova maneira de aplicar mudanças positivas no dia a dia, do que aquele que recebe apenas informações teóricas.
A Aprendizagem Vivencial é um processo experimental realizado em grupo e individualmente. Em grupo porque os objetivos de aprendizagem podem ter pontos específicos a serem desenvolvidos por aquele grupo, por aquela organização; e individual porque apesar de ser uma atividade em grupo, estimula as pessoas a realizarem mudanças pessoais.