O ano letivo nas unidades da rede pública municipal de Varginha começa nesta quarta-feira, 4. O prefeito Leonardo Ciacci esteve bem cedo, na abertura simbólica das aulas na Escola José Augusto de Paiva, no bairro Santana sendo acolhido carinhosamente.
São mais de 13 mil alunos em escolas urbanas, rurais e Centros Municipais de Educação Infantil – Cemei´s abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I e II. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os turnos seguem os padrões estabelecidos em cada unidade (matutino, vespertino e integral).
O prefeito Leonardo Ciacci afirmou que todas as unidades escolares foram delicadamente preparadas para receber cada aluno. “Para garantir que tudo esteja em ordem, as equipes escolares participaram de períodos de planejamento e capacitação nos últimos dias”, revela.
O foco deste ano, segundo diretrizes, continua sendo o fortalecimento da alfabetização na idade certa e a integração de novas ferramentas tecnológicas no cotidiano escolar.
"O primeiro dia é sempre um misto de ansiedade e alegria. É o momento de reencontrar amigos e traçar as metas para o ano que começa", afirma a secretária de Educação, Juliana Mendonça.
Kit Escolar e Merenda: A prefeitura fará o cronograma de distribuição de materiais e o cardápio nutricional planejado para o início das atividades.
Com o início das aulas, a Guarda Civil Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito – Demutran alertam para o aumento do fluxo de veículos nas proximidades das escolas. A recomendação é que os pais saiam de casa com alguns minutos de antecedência para evitar filas duplas e garantir o desembarque seguro dos estudantes.
“O início das aulas em Varginha não é apenas um marco administrativo, mas a abertura de um ciclo essencial para o desenvolvimento social e educacional da comunidade e reafirmamos o investimento necessário para que a Educação de Varginha seja referência”, disse o prefeito Leonardo que deseja um bom ano letivo em 2026 para as todas comunidades escolares.