A afirmação é do estudo sobre finanças públicas de municípios dos Sul de Minas realizado pela Universidade Federal de Alfenas – Unifal.
A análise considerou dados de arrecadação, despesas, endividamento e capacidade de pagamento de 10 cidades com os maiores PIBs da região: Extrema, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha, Alfenas, Itajubá, Passos, Três Corações, Lavras e Guaxupé.
Para a avaliação foi utilizado o modelo de Brown, metodologia que analisa a condição financeira dos entes públicos e partir de 10 indicadores relacionados à arrecadação e autonomia financeira, por exemplo.
Varginha foi o município que apresentou o melhor desempenho financeiro com base nos dados do exercício de 2024.
Varginha se destacou no indicador de arrecadação própria e a dependência de transferências estaduais e federais, apresentando o melhor índica de representatividade da receita própria, o que indica autonomia financeira.
Varginha também se destacou no comércio exterior liderando as exportações, sde janeiro e outubro de 2025 com US$ 2,6 bilhões ocupando a décima quarta posição nacional com forte predominância do café.
Varginha foi destaque novamente no campo ambiental e do desenvolvimento sustentável alcançando o sétimo melhor Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do país em 2025, sendo o único município dessa pesquisa da Unifal classificado com alto nível de desenvolvimento sustentável.
O prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci ao receber o resultado da pesquisa avaliou que a Administração Pública está no caminho certo de gestão. “Os dados nos incentivam a continuar trabalhando pela nossa cidade com uma prestação de contas com responsabilidade e que nos leva a ser destaque em vários indicadores, o que muito nos honra”, concluiu.
Dados da pesquisa podem ser conferidos no link: https://jornal.unifal-mg.edu.br/estudo-sobre-financas-publicas-de-municipios-do-sul-de-minas-mostra-que-volume-economico-nao-assegura-por-si-so-boa-condicao-financeira/