As Companhias de Reis de Varginha dão início, nesta semana, às tradicionais apresentações da Folia de Reis, que seguem até o dia 6 de janeiro de 2026. Reconhecida como patrimônio cultural imaterial do município, a Folia de Reis é uma das mais importantes manifestações da cultura e identidade popular, reunindo fé, música e devoção.
Tradição viva, construída ao longo do tempo a partir das práticas e das comunidades de cada companhia, a Folia de Reis em Varginha mantém a devoção, a simbologia e o respeito aos Santos Reis e ao Menino Jesus.
Atualmente, 20 companhias estão cadastradas junto à Coordenadoria de Patrimônio Cultural: Cardoso e Amigos, Embaixada Santa, Estrela Brilhante, Imaculada Mãe dos Anjos, Irmãos da Fé, Irmãos Pimenta, Lenço Preto, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora do Rosário, Poerinha e Amigos, Rei dos Reis, Reis do Oriente, Santa Cruz, Santo Antônio, São Benedito, São João Batista, São Jorge, São José e São Lázaro.
✳️ Orientações para as companhias
As apresentações das Companhias de Reis reafirmam a força da cultura popular em Varginha e renovam, a cada ano, o compromisso coletivo com a preservação dessa tradição centenária, que segue mobilizando comunidades e famílias em torno da fé e da memória cultural do município.
Com o objetivo de valorizar, proteger e manter viva essa manifestação, a Comissão de Avaliação das Companhias de Reis de Varginha, instituída pela Fundação Cultural, estabeleceu orientações que buscam assegurar o respeito à tradição, especialmente nos espaços públicos e nas visitas às residências.
A orientação sobre a conduta musical visa evitar a execução de gêneros que não dialoguem com a tradição dos Santos Reis e que sejam alheios a esse contexto cultural e religioso.
✳️ Encontro Anual
O Encontro Anual de Folia de Reis, que reúne todas as companhias, será realizado no dia 11 de janeiro de 2026, a partir das 10h, com a Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Após o encerramento da celebração, as companhias seguem em cortejo pela Avenida Rio Branco até a Concha Acústica Mariângela Calil, onde acontecem as apresentações.