A Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) realizou a Cerimônia de Encerramento do projeto "Leitura LiterárIA na EJA: Impulsionando o prazer de ler com ferramentas de IA".
O evento, marcado pela emoção e pelo ineditismo pedagógico, celebrou a jornada de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial, viram suas próprias histórias de vida transformadas em livros literários que contribuem para a alfabetização.
O projeto, idealizado e realizado por Vânia de Fátima Flores Paiva, do Grupo de Educadores Google, integra o prestigiado programa "Google for Education AI+EDU Fellowship". A iniciativa nasceu de um desafio latente na andragogia: a escassez de materiais de leitura adequados para adultos em fase de alfabetização — textos que respeitem o contexto de vida do estudante, sem infantilizá-lo, mas com a complexidade adequada para o aprendizado.
Durante a cerimônia, realizada nesta segunda-feira, 15, a comunidade escolar pôde assistir à apresentação das histórias de vida dos alunos. Presente no evento para a entrega dos livros impressos, a secretária Municipal de Educação, Juliana de Paula Mendonça, destacou o impacto inovador da proposta. "Este projeto prova que a tecnologia e a humanização caminham juntas. Ao utilizarmos a Inteligência Artificial para criar literatura a partir das vivências dos nossos alunos, estamos dizendo a eles que suas vidas importam e que suas memórias são valiosas ferramentas de aprendizado. A alfabetização de adultos não é apenas sobre decodificar letras; é um ato de libertação. Quando um adulto aprende a ler e escrever através da sua própria história, ele reescreve seu futuro com mais dignidade e autonomia", destacou.
O prefeito Leonardo Ciacci, que também participou da entrega das lembranças aos alunos, reforçou o compromisso da gestão com a educação transformadora. "Ver a emoção nestes estudantes, segurando livros que contam a história de suas vidas, nos lembra do verdadeiro valor da educação pública de qualidade. A alfabetização é a chave da cidadania plena. Nunca é tarde para aprender, e projetos como este mostram que Varginha está na vanguarda, usando o que há de mais moderno no mundo, como a IA, para garantir o direito básico e libertador da leitura e da escrita”, declarou.
O prefeito ressaltou também que “esse foi um dos momentos mais emocionantes do nosso mandato, pois ver as pessoas adultas tendo a oportunidade de estar lendo e escrevendo, ou seja, alcançar o sonho de uma vida toda impacta muito positivamente em toda a sociedade; e nós vamos continuar investindo maciçamente na educação”.
O ponto alto da noite foi a constatação de que o objetivo foi alcançado, produzir um acervo literário onde os alunos se veem representados. Histórias de superação, como "O recomeço de Elaine" e "A bicicleta de Roseli: Um sonho de infância na vida adulta" , emocionaram o público.
Para Vânia Flores, que realizou o projeto de forma voluntária, atuar com o público adulto, em uma causa tão nobre, foi uma experiência transformadora. “Minha gratidão é imensa por ter participado da reescrita dessas histórias de vida”, afirmou.
O evento foi encerrado com uma fala de agradecimento da equipe gestora e uma confraternização, consolidando o sucesso de uma iniciativa que uniu a tecnologia do Google à sensibilidade humana para transformar a educação de jovens e adultos em Varginha.