De 17 a 20 de novembro, Varginha realizará a Semana da Consciência Negra 2025, com uma programação diversificada que convida a população para reflexão sobre identidade, igualdade racial e valorização da cultura negra. As atividades incluem roda de leitura, palestras, debates e apresentações culturais, reunindo vozes que reforçam a importância da resistência e da representatividade.
A abertura acontece na segunda-feira (17/11), às 19h, com o Encontro do “Leia Autores Negros”, com a leitura coletiva e debate da obra O Genocídio do Negro Brasileiro, de Abdias Nascimento, uma das referências fundamentais no pensamento antirracista brasileiro. O evento será realizado na cantina da Unifal-MG – campus Varginha.
Na terça-feira (18/11), às 20h, o Auditório da OAB Varginha recebe a palestra e roda de conversa sobre “Colorismo negro na atualidade”, tema que aborda as nuances do preconceito dentro da própria comunidade negra e suas implicações sociais e culturais.
A programação segue na quarta-feira (19/11), também às 20h, no mesmo local, com a palestra “Negritude em Movimento: Resistência, Reparação e Emancipação”, que propõe um diálogo sobre os caminhos de fortalecimento das lutas negras no Brasil contemporâneo.
Encerrando a semana, na quinta-feira (20/11) — data em que se celebra o Dia da Consciência Negra —, acontece o Canto de Praça - O som que une a cidade, das 15h às 22h, na Estação Ferroviária de Varginha. A atividade, realizada pelo músico Raimundo Andrade por meio da Lei Paulo Gustavo em âmbito estadual, reunirá artistas e coletivos locais em uma grande celebração da cultura afro-brasileira, com música, dança e manifestações populares.
As atividades são realizadas pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Fundação Cultural, Prefeitura de Varginha, OAB - Subseção Varginha e Universidade Federal de Alfenas.