24 SET 2025
Semana da Árvore em Varginha é marcada pela doação de 100 mudas, ação Escola Verde, visita em empresas e muitos mais
O Dia da Árvore, 21 de setembro, foi marcado com a distribuição de 100 mudas de árvores frutíferas, no domingo, no Parque Centenário – um dos mais belos cartões postais de Varginha.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMEA, em parceria com a Cemig, através do programa Eco ciente de Educação Ambiental Corporativa fez a distribuição das mudas às pessoas que fizeram um cadastro prévio para recebê-las.
Os visitantes do Parque Centenário puderam receber informações sobre a importância das árvores e sobre os projetos de arborização urbana de Varginha. As pessoas aproveitaram o momento para deixar o nome em uma lista de espera para receber mudas.
O prefeito Leonardo Ciacci convida a população a ter uma olhar de mais admiração com a arborização. “Nossa população está convidada a visitar espaços como os nossos Parques Municipais e Zoológico, além de praças, onde tem árvores centenárias e de diversos portes e espécies, pois além da beleza são essenciais para o meio ambiente”, destaca.
Em outra ação, a SEMEA coordenou o projeto ESCOLA VERDE. Alunos das turmas do 6º ano da Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende participaram de um bate-papo com a bióloga da SEMEA, Jaara Cardoso sobre a importância das árvores na cidade. Eles conheceram também características de algumas espécies de árvores mais comuns no ambiente urbano.
Esta ação faz parte de um projeto mais amplo, dentro do contexto da Educação Climática. Os alunos vão participar de outras ações como oficina de identificação de árvores e oficina de plantio. Futuramente serão convidados para projetos de plantio nos bairros onde moram para acompanhar o desenvolvimento das árvores plantadas por eles ao longo dos anos seguintes até a conclusão dos estudos no 9º ano.
“Através da educação ambiental, as pessoas tem a oportunidade de enxergar as árvores no ambiente urbano dentro de um novo contexto, aprendendo a reconhecer as espécies e valorizar sua importância na cidade”, explica a bióloga Jaara Cardoso.
Em outra frente de atuação, a equipe técnica da SEMEA visitou a empresa Versuni (Phillips Walita). Em um bate papo sobre a importância das árvores na cidade, os colaboradores da empresa aprenderam algumas curiosidades das espécies de árvores mais comuns na arborização urbana.
“Eles também conheceram os projetos e serviços realizados pela Secretaria de Meio Ambiente, com destaque para o serviço do Tele-árvore”, explica o secretário Claudio Abreu. A pessoa faz um pré-cadastro junto a SEMEA. Os técnicos da Secretaria vão agendar uma vistoria para entender os anseios do morador e analisar a possibilidade de ter uma árvore na calçada. As informações detalhadas podem ser obtidas no zap 35 3606-9969 e escrever no corpo da mensagem a palavra TELE-ÁRVORE. Após isso, a equipe da SEMEA entrará em contato com o morador.
Você sabe porque o Dia da Árvore é em 21 de setembro?
O Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro no Brasil por antecipar o início da primavera no Hemisfério Sul, que geralmente começa dia 23 de setembro. A data foi escolhida para conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores, um período em que a natureza começa a florescer e a ter um novo ciclo, servindo como um convite para se criar hábitos de cuidado com o meio ambiente.