A Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende sediou, na segunda-feira, 22, a 6ª edição do evento "Compartilhar para Crescer" – Anos Finais que reuniu gestores e professores do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino de Varginha. O objetivo central do evento foi promover a troca de experiências e a inovação no ambiente escolar entre os professores desse segmento.
A edição especial iniciou com o professor Juliano Lima que fez uma apresentação musical de acolhimento aos participantes. O encontro teve como destaque a apresentação de um trabalho inovador desenvolvido na Escola Municipal Professora Maria Aparecida Abreu (bairro Damasco). Os professores da unidade de ensino compartilharam os resultados da aplicação da metodologia ativa "Aprendizagem Baseada em Problemas" (ABP), que teve como tema norteador o Letramento Racial.
A abordagem pedagógica, que coloca o aluno como protagonista de seu aprendizado, desafiou os estudantes a pesquisarem e aprofundarem os conhecimentos sobre questões raciais de forma crítica e engajadora. A iniciativa da EM Professora Maria Aparecida Abreu é um exemplo de como é possível aliar o currículo escolar a temas relevantes e atuais, promovendo a conscientização e o respeito à diversidade desde cedo.
Além da apresentação teórica, a emoção tomou conta do evento com a participação de estudantes dos Anos Finais. Em dramatizações e poesias, os alunos trouxeram à vida as histórias de personalidades negras ilustres que marcaram a história. As performances, fruto do trabalho em sala de aula, foram um momento de grande celebração e reconhecimento.
Para o prefeito Leonardo Ciacci, “o evento "Compartilhar para Crescer" reforça o compromisso da educação municipal de Varginha em buscar constantemente aprimoramento e novas ferramentas para o ensino. Cada vez mais a troca de experiências entre os educadores se mostra fundamental para disseminar boas práticas e fortalecer a rede de ensino”.
"É muito gratificante ver a dedicação dos nossos professores em buscar novas formas de ensinar", relatou Solange Conde, coordenadora pedagógica dos Anos Finais. "O trabalho apresentado hoje é a prova de que a educação em Varginha está no caminho certo. Ao abraçar metodologias ativas e temas tão importantes como o Letramento Racial, estamos formando cidadãos mais críticos, conscientes e preparados para o mundo", afirmou.