De acordo com os dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Varginha teve um saldo positivo de 400 vagas de empregos formais no mês de agosto de 2023.
O setor que mais gerou emprego foi o setor de indústria com 56 vagas. Em seguida vem o setor de serviços com 44 vagas. O setor de comércio fechou com 40 vagas e o de agropecuária com 26 vagas abertas. Já o setor de construção fechou o mês de abril com saldo negativo de 15 vagas.
No acumulado, de janeira a agosto, Varginha tem um saldo positivo na geração de 1649 empregos.
A atividade destaque que contribuiu para este crescimento foi o setor de serviços, gerando um saldo de 308 vagas. Outro segmento que apresentou um saldo positivo foi o comércio com um saldo de 79 vagas, em seguida o segmento de construção com 66 vagas e indústria com 58 vagas. Já o segmento de agropecuária apresentou um saldo negativo de 111 vagas.
Para o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Juliano Cornélio, o saldo positivo de empregos formais em Varginha é fruto do de um planejamento estratégico que visa impulsionar a economia local. Ele ressalta que a política adotada pela prefeitura, gestão Vérdi e Leonardo Ciacci, tem como objetivo principal promover o desenvolvimento econômico de forma sustentável, garantindo a geração de oportunidades de trabalho para a população.
Além disso, o secretário destaca a importância da desburocratização para facilitar a abertura e a manutenção de empresas no município. Ao simplificar os processos burocráticos, o poder público consegue proporcionar um ambiente mais favorável aos negócios, o que atrai investimentos e impulsiona o crescimento das empresas.