24 MAI 2023
THEATRO CAPITÓLIO RECEBE ABERTURA DO SIMPÓSIO DE LÍNGUA E LITERATURA DO CEFET-MG VARGINHA
Nesta sexta-feira (26/05), a partir das 19h, o Theatro Municipal Capitólio recebe a abertura oficial do 4º SILL - Simpósio de Língua e Literatura do Cefet-MG – unidade Varginha. O evento é aberto ao público, por meio de retirada gratuita de ingressos.

Dentre as atrações, está a apresentação do Coro de Câmara da Universidade Federal de Alfenas, o Madrigal Unifal-MG, com a regência e direção artística de João Pedro Boroni. O grupo é formado por 20 participantes, entre servidores e discentes da universidade, além de membros da comunidade externa.

Em seguida, haverá também o espetáculo teatral “A Menina Boba”, baseado na obra poética de Oneyda Alvarenga, que foi uma importante artista varginhense reconhecida em diversas áreas culturais. A aula-espetáculo, produzida e apresentada por Bárbara Biscaro - atriz e docente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) -, é baseada na obra homônima da autora varginhense e no ciclo de canções de Cláudio Santoro, que musicou quatro poemas da poetisa, no ano de 1940.

Após o espetáculo haverá uma mesa-redonda sobre a motivação da performance com a participação da atriz e professora Bárbara Biscaro (UFSC), do escritor varginhense José Roberto Sales, de Juliana Alvarenga Freitas, da Universidade de Aveiro (Portugal), da professora Maristela Rocha, do Cefet-Varginha, com mediação da professora Edilaine Toledo, também do Cefet-Varginha.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na Biblioteca Pública de Varginha (Pça. Gov. Benedito Valadares, 141 – Centro – das 8h às 17h) e na Biblioteca do Cefet-MG (Av. dos Imigrantes, 1000 - das 9h às 21h).

➡️ 4º SILL –Simpósio de Língua e Literatura

O 4º SILL – Simpósio de Língua e Literatura será realizado nos dias 26 e 27 de maio de 2023 no Campus Varginha. O simpósio é uma das atividades de extensão do GELLDIS – Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Cefet-MG Varginha. As inscrições para diversas atividades são gratuitas e já podem ser feitas pela plataforma Even3, pelo endereço https://www.even3.com.br/4-sill-simposio-de-lingua-e-literatura-do-cefet-mg-varginha-317662/.

O tema-título desta edição – “A literatura faz girar os saberes” frase de Roland Barthes, em seu texto “Aula” – procura encampar, em seu escopo, diversificados saberes mobilizados pela área da Literatura, em suas múltiplas relações tanto com conhecimentos de seu próprio campo das linguagens, quanto com outras áreas, ressaltando a da Educação.

Assim, a literatura configura-se como essa grande ‘roda’ que pode fazer girar os moinhos da produção científica, artística, cultural, social, didática, entre outras. Esse potencial da área em questão é importante, portanto, para alavancar a produção de conhecimentos em diferentes áreas inter-relacionáveis, mas também, e especialmente, para propiciar o diálogo entre iniciativas voltadas à extensão, para divulgação e amplitude dessas iniciativas.

O principal objetivo é promover um espaço para discussões, trocas de experiências, reflexões e ações em torno das práticas de variadas linguagens e letramentos embasados e mobilizados pela literatura, em toda a versatilidade que ela detém e apresenta, especialmente em nossa atualidade diversa e digital. O desejo é, desse modo, viabilizar oportunidades de parcerias entre professores, pesquisadores e outros atores no âmbito do ensino, da pesquisa e, especialmente, da extensão, no esforço constante de contribuição para a população do Sul de Minas e de regiões próximas.